Entre os dias 30/10 e 05/11, jovens podem escolher quais serão os parlamentares de cada estado

A segunda etapa da seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul será realizada por meio de eleições entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Será selecionado um representante por unidade da federação, num total de 27 parlamentares juvenis brasileiros. Jovens de 14 a 18 anos podem votar e, para isso, devem se cadastrar no site (http://pjm.mec.gov.br/). Na página, estão disponíveis os perfis de todos os 79 candidatos selecionados pelo Ministério da Educação durante a primeira etapa. A relação de todos os candidatos classificados, com seus respectivos perfis, também está disponível na página do Parlamento Juvenil. O resultado será divulgado no dia 10 de novembro próximo.

O Parlamento Juvenil busca promover o protagonismo juvenil, de forma a contribuir para a integração regional dos jovens parlamentares. Os eleitos para um mandato de dois anos discutem, aprovam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Os escolhidos para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul terão de nortear as discussões pelo tema “O Ensino Médio que Queremos” e elaborar documento com propostas que abordem as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e associados (Bolívia e Colômbia).

Conheça aqui o perfil dos candidatos pré-selecionados de Minas Gerais:

Geovana Souza Amorim - Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura - Rio Paranaíba
Tema Principal: Jovens e trabalho
Nome do projeto: Help my steps
Visa a preparação de jovens do ensino fundamental II, através de uma plataforma, na qual são disponibilizados cursos e workshops que apresentem oportunidades, os processos de seleção e dicas para a realização delas no ensino médio. Assim, esses alunos passam a ter conhecimento e a atender os requisitos necessários para a participação nestas oportunidades.

Diego Moreira Rodrigues- Escola Estadual Maria Carolina Campos - Belo Horizonte
Tema Principal: Participação Cidadã
Nome do projeto: Participação Cidadã
Visa “firmar parceria com todos os órgãos e sociedade”, “Pluralizando as ações de mobilização - ação para a Educação e cultura compartilharem e estimular as atitudes de mudança evolutivas para o desenvolvimento holístico juvenil”.

Heldo Paulo da Silva Franco - Escola Estadual Cisipho Campos - Bias Fortes 
Tema Principal: Participação cidadã
Nome do projeto: Valorizando e repassando os valores históricos de nossa comunidade quilombola
O projeto fará referencias as tradições e saberes valorizando a cultura afrodescendentes ainda presente na remanescente comunidade quilombola existente na comunidade rural de Colônia do Paiol em bias Fortes.

 

Enviar para impressão