Projeto Byte Maluquinho atende 180 crianças na faixa de 6 a 12 anos

O projeto “Byte Maluquinho” é uma parceria entre a Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, de São João Del Rei, e a Associação Brasil Alemanha de Desenvolvimento Social (ABADS) que tem por objetivo a inclusão digital dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental. Hoje atende a 180 alunos em idades entre 6 e 12 anos.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Raquel Maria das Neves Lovato, os alunos aprendem diversos conteúdos, como digitar livros e editar textos, pesquisar no Google, utilizar sites de notícias, vídeos e imagens. O curso ensina a compreender todas as partes operacionais do computar e a desenvolver e praticar jogos interativos e educação, além de noções sobre vírus e perigos na utilização da internet.

Projeto de inclusão para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foto Arquivo da Es cola

Participam do projeto seis monitores bolsistas, alunos de graduação da Universidade Federal de São João Del Rei, sob a coordenação da professora Raquel Maria das Neves Lovato. As aulas acontecem de 13 às 15h20, no laboratório de informática da escola. São utilizados computadores no sistema operacional LINUX, incluindo jogos educacionais, associando as atividades desenvolvidas em sala de aula com a iniciação na microinformática. São jogos de matemática, português e identificação de imagens assimilando as atividades do currículo escolar com mouse e teclado.

Para Clayton Henrique Aires Cascais, graduando do 8º período em Engenharia Mecânica, monitor de informática e bolsista da ABADS, “poder sentir a satisfação e a animação das crianças, desde o momento que vou buscá-las na sala de aula, até o término da aula de informática, é um sentimento irreparável. Cada abraço, cada sorriso e cada olhar me motiva diariamente a continuar nesse projeto”.

Daniela Pereira Zanon Alves Graduanda do 6º período em Engenharia de Produção, monitora de informática e bolsista da ABADS, diz que dar aula para as crianças no Byte é um grande aprendizado. “Ver a alegria delas em cada nova descoberta, a troca de conhecimento entre elas e receber o carinho das crianças torna a experiência no Byte inesquecível.”

As formaturas acontecem a cada final de ano letivo. Foto arquivo da Escola

“Ao final de cada ano letivo, nós temos a formatura que é realizada no salão da escola, com a presença de muitos alunos. Eles recebem o certificado da coordenação do curso. Nesta formatura contamos com os pais, diretor, professores, supervisores e funcionários da escola”, explica a coordenadora do projeto.

Enviar para impressão