Dados preliminares já foram disponibilizados pelo MEC desde o dia 29 de setembro

Os gestores estaduais e municipais têm até o dia 3 de novembro para conferir dados do Censo da Educação Básica 2016. Os dados devem ser conferidos por diretores ou responsáveis pela unidade de ensino, através do Educacenso. Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) desde o dia 29 de setembro.

O Educacenso disponibiliza relatórios de gestores, notificações e módulo de confirmação. Os dados preliminares trazem número de matrículas inicial em todas as etapas do Ensino Básico, desde creches até ao Ensino Médio, nas redes municipais e estaduais em tempo parcial e integral.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais (INEP), realizado anualmente e tem a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Com base nesse levantamento é possível implementar, monitorar e avaliar políticas públicas na área de educação. Os resultados do Censo Escolar são usados para cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: MEC

 

Enviar para impressão