As instituições de ensino que classificam os livros têm prazo até maio de 2017 para fechar a lista
O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira (10/10) lista preliminar das obras que serão avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. As obras pré-selecionadas são das áreas de arte, biologia, filosofia, física, química, sociologia, geografia, história, matemática, língua portuguesa e língua estrangeira. As instituições de ensino que classificam os livros têm prazo até maio de 2017 para fechar a lista do material que servirá de apoio aos estudantes de todo o país.

Nesta fase de pré-análise dos livros, os avaliadores verificam a conformidade das obras para o prosseguimento no processo, conforme previsto em decreto presidencial de 2010 que dispõe sobre os programas de material didático do MEC.
Ao final de todo o processo, será publicado o Guia do Livro Didático para escolha das coleções, pelos professores, em junho de 2017. Nessa edição, serão atendidos aproximadamente 7 milhões de alunos, de 19,5 mil escolas de ensino médio.
Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições. Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados em sala de aula somente pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira. No volume “Apresentação do Guia”, encontram-se as orientações detalhadas referente à escolha das coleções.
Mais informações e o resultado da pré-análise podem ser conferidos na Portaria nº 18/2016 da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MEC