O tema do projeto em 2016 foi "O Brasil que eu vou ajudar a construir"

Alunos de escolas da rede estadual de ensino do sul de Minas se destacaram na edição deste ano do projeto “EPTV na Escola”, promovido pela emissora de televisão EPTV Sul de Minas. Dos dez finalistas do concurso de redação, sete são da rede estadual de ensino. O primeiro lugar foi conquistado pelo aluno da Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha, no município de Divisa Nova, Kassy Jony de Oliveira.

Em seu texto, Kassy, que é surdo, fez um relato sobre como é sua vida e como poderia ajudar a construir um país melhor. “Quando era criança eu sofria porque quase ninguém sabia a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Eu estudava em uma sala com ouvintes e não tinha acesso aos conteúdos. A partir do momento que comecei a ter acompanhamento foi que comecei a entender melhor as coisas. Na minha redação quis refletir em como poderia ajudar a construir um Brasil melhor. Tenho vontade de ser professor de Libras para ajudar que surdos e ouvintes se comuniquem”, conta o estudante.

Entre os dez alunos finalistas, três são da Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha. Foto: Arquivo da Escola

Foi a primeira vez que Kassy participou de um concurso de redação e se diz muito feliz com o resultado. “Estou orgulhoso de mim”, revela. Em sala de aula, o estudante conta com o auxílio da Intérprete de Libras, Josiane de Cássia Figueiredo Bastos.

Além de Kassy, outros dois alunos da Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha também estão entre os dez finalistas do projeto. Os estudantes foram orientados pela professora de Língua Portuguesa, Juliana Aparecida Santana, e antes de começarem a escrever seus textos foram estimulados a refletir sobre a atual situação do país. “Primeiro eu levei jornais e revistas para a sala e os alunos recortaram imagens e matérias que revelavam a atual situação do país. Eles ressaltaram aspectos negativos que mereciam ser transformados e depois promovemos debates com os servidores da escola para que os alunos pudessem refletir melhor sobre diferentes aspectos”, afirma Juliana.

Os dez estudantes finalistas do concurso serão premiados, no dia 27 de outubro, com uma TV HD. O professor orientador e o diretor da escola do 1º colocado ganharão um tablet e a escola do aluno 1º colocado ganhará um data show.

Confira aqui os finalistas 

Projeto EPTV na Escola

EPTV na Escola é um concurso de redação realizado entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. A iniciativa tem por objetivo incentivar estudantes a mostrar seu papel na sociedade, permitindo a interação dos alunos com um veículo de comunicação. Este ano, foram selecionados 1.240 textos. Destes, foram escolhidos os 10 melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que serão exibidas no telejornal da EPTV Sul de Minas.

O projeto EPTV na Escola foi criado em 1999 na EPTV Central, em São Carlos, através de um projeto piloto nas cidades da área de cobertura daquela região. O sucesso entre os alunos e escolas participantes foi tão grande que, no ano seguinte, em 2000, passou a ser realizado em todas as praças da EPTV.

Enviar para impressão