Secretaria de Estado de Educação conta com 206.804 servidores. Desse total 168.893, são do sexo feminino

Inspirada pelo Movimento do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está buscando conscientizar suas servidoras sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. A Secretaria conta com 206.804 servidores. Desse total 168.893, são do sexo feminino. Os dados são do Sistema de Administração de Pessoal (SISAP) referentes ao mês de setembro.

O câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo e a mamografia é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais. De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia para o rastreamento de câncer de mama é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser realizada a cada dois anos.

Minas Gerais possui, atualmente, 584 aparelhos de mamografia e, de janeiro a julho de 2016, foram realizados 279.489 exames. Para de aumentar a cobertura mamográfica, bem como garantir o fornecimento regular do exame a todas as mineiras, o Estado utiliza o serviço móvel de mamografia, que conta com oito unidades percorrendo todo o estado para atender as mulheres.

Confira a rota do caminhão mamógrafo em Minas, neste mês de outubro.

Papanicolau

O câncer de colo do útero é considerado o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

A vacina contra o HPV é uma das medidas para o enfrentamento ao câncer do colo do útero. No Brasil, o Ministério da Saúde implementou, no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos.

Com relação à periodicidade de realização do Papanicolau, a rotina é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Para ter acesso à mamografia e ao Papanicolau, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, porta de entrada para atendimento no SUS.

Acompanhe todas as atividades e notícias produzidas pela SES-MG no mês de outubro, em nossas redes sociais. Outras informações sobre a campanha e dados de ações da SES-MG para controle do câncer de mama e colo do útero estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher.

Campanha da Secretaria de Estado de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou no início de outubro a campanha publicitária com o tema: “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa”. O objetivo é mobilizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral, incentivando visitas regulares ao médico e proporcionando, assim, a prevenção de doenças e garantindo melhor qualidade de vida.

A campanha deste ano vai focar bastante nas redes sociais e terá como intenção reforçar a importância da mulher conhecer seu corpo e cuidar bem dele todos os dias. O conceito que permeia as peças é de que toda cidadã tem direito à saúde integral, humanizada, de qualidade e livre de toda forma de preconceito ou discriminação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

(Com informações da Secretaria de Estado de Saúde)

Enviar para impressão