Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro
Professores de escolas públicas e particulares que tenham interesse em disseminar entre os alunos valores relacionados à participação social, à ética e à cidadania em sala de aula ou que estejam participando da execução do programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” podem se inscrever para participar do curso a distância sobre a iniciativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro no site da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas. Além disso, ele é autoinstrucional. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo, nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate-papo informais (chats) ou fóruns de discussão.
A iniciativa
O programa Um Por Todos é fruto de uma parceria firmada entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa com o objetivo de disseminar entre as crianças valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade e interesse pelo bem-estar coletivo.
O programa foi executado pela primeira vez como um projeto piloto no exercício de 2009 e na sequência teve mais duas edições, em 2011 e 2014. Desde então, já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1600 escolas.
De modo a viabilizar a capacitação de professores em todas as regiões do país, a CGU, em parceria com a ENAP, disponibiliza um treinamento por meio de EaD (curso virtual), para que os professores estejam hábeis a executar todas as atividades planejadas em sala de aula. A capacitação proposta tem a finalidade de dar conhecimento ao professor acerca dos objetivos do programa, dos assuntos relacionados e da execução das atividades propostas e torná-lo apto a desenvolver as atividades presenciais com os alunos, dentro da carga horária prevista, com o máximo de aproveitamento.