Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro

Estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país ganharam mais tempo para participar da 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação. As inscrições que se encerrariam no dia 30 de setembro foram prorrogadas até o dia 31 de outubro. Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o concurso tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

Nessa edição, o concurso tem como tema “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, uma referência a um programa desenvolvido pela CGU, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, que aborda assuntos relacionados ao desenvolvimento da autoestima, valorização das diferenças, organização do Estado, democracia, cidadania e participação social.

As escolas interessadas em participar do concurso deverão acessar o site Criança Cidadã - Portalzinho da CGU, onde encontrarão o material de divulgação, o edital do concurso, os formulários de realização dos trabalhos e o endereço eletrônico para inscrição da escola e dos trabalhos.

Os professores deverão trabalhar o tema com os alunos, incentivando o debate no ambiente escolar e extraclasse, bem como organizar e supervisionar a confecção dos trabalhos, que deverão ser realizados em sala de aula, no formulário padrão, disponibilizado no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”. E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas poderão concorrer com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

Os trabalhos apresentados serão examinados por Comissão Julgadora, composta por, no mínimo, cinco membros, a serem indicados pela CGU. Os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão um tablet e um certificado de premiação. O professor responsável pela orientação do aluno autor do trabalho selecionado como primeiro colocado de cada categoria, exceto "Escola Cidadã", cujo nome esteja escrito no formulário do referido trabalho, também receberá um tablet; e um certificado de premiação. Já cada uma das três escolas vencedoras da categoria "Escola Cidadã" receberá um computador e um certificado de escola cidadã.

(Imagem de capa: Cartaz de divulgação 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação)

Enviar para impressão