Projeto Jovens Escritores foi desenvolvido na Escola Estadual Imaculada Conceição, em Itapecerica
Lucas Ferreira da Silva é professor de História na Escola Estadual Imaculada Conceição, em Itapecerica, e escritor. Este ano, o educador desenvolveu com seus alunos o projeto “Jovens Escritores”, iniciativa que busca desenvolver nos jovens o gosto pela escrita.
O projeto foi realizado no contraturno das aulas. O primeiro passo foi fazer um convite para saber quais alunos gostariam de participar da iniciativa. Depois foram realizadas quatro oficinas nas quais os estudantes aprenderam como construir um personagem, como criar um livro, o que é um conto e uma crônica, entre outros temas. “Também realizávamos discussões utilizando as mídias sociais. Eles iam me apresentando o que estavam fazendo e eu prestava consultorias para eles”, conta Lucas.

Todo o trabalho realizado pelos alunos deu origem ao livro “Deixa eu te contar”. O livro foi publicado por uma editora e a escola adquiriu algumas cópias que hoje fazem parte do acervo da biblioteca. Os alunos também adquiriram exemplares.
Marcelo Patrick Carvalho é aluno do 2º ano do Ensino Médio. Ele participou do projeto porque sempre teve interesse em escrever, e aproveitou a oportunidade. O estudante conta o que aprendeu durante as oficinas. “Aprendi muitas coisas que não sabia, como por exemplo, como é o processo de criação e de confecção de um livro. Meu texto foi uma crônica sobre os medos que nos impedem de viver”, afirma.

Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Henrique de Andrade Mendonça, também está entre os autores do livro e ressalta como foi participar da iniciativa. “Foi muito gratificante. O professor motivou a gente e tivemos um espaço para falar dos nossos pensamentos e vivência”.
O lançamento do livro foi feito em uma festa que contou com a participação da comunidade escolar.