22 escolas estaduais que ofertam a Educação Integral na SRE participaram do evento

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Uberlândia realizou no último sábado (24/06) a “1ª Mostra de Educação Integral”. O evento contou com a participação de 22 escolas estaduais de ensino que ofertam a Educação Integral na regional. 

“O objetivo da mostra foi propiciar um momento em que os profissionais da educação trocassem experiências desenvolvidas nas escolas, desde trabalhos de artes a mídias e hortas. Foram apresentados todos os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas. Os alunos também tiveram a oportunidade de mostrar as atividades das quais participam uns para os outros, tudo no intuito de melhorar a prática pedagógica”, destaca o diretor da SRE Uberlândia, Jakes Paulo Félix dos Santos.

Mostra contou com  participação de 22 escolas estaduais da SRE Uberlândia. Foto: Divulgação SEE

 Na Mostra, a Escola Estadual Jerônimo Arantes, em Uberlândia, apresentou os trabalhos com materiais reciclados feitos pelos alunos e realizou uma apresentação de teatro, uma adaptação do Boi Bumbá. “Foram expostos trabalhos que os alunos realizaram durante todo o ano. Aqui os alunos trabalham muito com materiais reciclados, confeccionam lembrancinhas e convites. Na nossa escola, os alunos são bem participativos”, afirma a diretora da escola Marlinda Abel Lima.

Além da participação dos alunos na Mostra, a gestora também destaca a importância da participação dos professores e gestores. “Foi uma experiência muito rica, porque cada escola oferece uma oficina de acordo com sua realidade. São trabalhos que os alunos desenvolvem e são riquíssimos. São em ações como essa que vemos que estamos correspondendo aos objetivos da Educação Integral”, conclui Marlinda.

Escola Estadual Jerônimo Arantes apresentou trabalhos feitos pelos alunos ao longo do ano. Foto: Arquivo da Escola

 Na Educação Integral, a escola conta com a participação de cerca de 50 estudantes e desenvolve oficinas de dança, teatro e horta. Na horta, por exemplo, os alunos são os protagonistas, cuidam de todo o processo, desde o plantio até a colheita. “São os alunos que cuidam da horta. Com a ajuda da professora eles preparam as mudas e transplantam para os canteiros. Ao longo do ano, vão cuidando da horta e quando chega a época de colheita, eles mesmos é quem colhe os produtos e as professoras ensinam como prepara-los”, conta Marlinda

Enviar para impressão