22 escolas estaduais que ofertam a Educação Integral na SRE participaram do evento
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Uberlândia realizou no último sábado (24/06) a “1ª Mostra de Educação Integral”. O evento contou com a participação de 22 escolas estaduais de ensino que ofertam a Educação Integral na regional.
“O objetivo da mostra foi propiciar um momento em que os profissionais da educação trocassem experiências desenvolvidas nas escolas, desde trabalhos de artes a mídias e hortas. Foram apresentados todos os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas. Os alunos também tiveram a oportunidade de mostrar as atividades das quais participam uns para os outros, tudo no intuito de melhorar a prática pedagógica”, destaca o diretor da SRE Uberlândia, Jakes Paulo Félix dos Santos.

Na Mostra, a Escola Estadual Jerônimo Arantes, em Uberlândia, apresentou os trabalhos com materiais reciclados feitos pelos alunos e realizou uma apresentação de teatro, uma adaptação do Boi Bumbá. “Foram expostos trabalhos que os alunos realizaram durante todo o ano. Aqui os alunos trabalham muito com materiais reciclados, confeccionam lembrancinhas e convites. Na nossa escola, os alunos são bem participativos”, afirma a diretora da escola Marlinda Abel Lima.
Além da participação dos alunos na Mostra, a gestora também destaca a importância da participação dos professores e gestores. “Foi uma experiência muito rica, porque cada escola oferece uma oficina de acordo com sua realidade. São trabalhos que os alunos desenvolvem e são riquíssimos. São em ações como essa que vemos que estamos correspondendo aos objetivos da Educação Integral”, conclui Marlinda.

Na Educação Integral, a escola conta com a participação de cerca de 50 estudantes e desenvolve oficinas de dança, teatro e horta. Na horta, por exemplo, os alunos são os protagonistas, cuidam de todo o processo, desde o plantio até a colheita. “São os alunos que cuidam da horta. Com a ajuda da professora eles preparam as mudas e transplantam para os canteiros. Ao longo do ano, vão cuidando da horta e quando chega a época de colheita, eles mesmos é quem colhe os produtos e as professoras ensinam como prepara-los”, conta Marlinda