Gestora destacou ações para atrair jovens que estão fora da escola e de valorização do professor
Redobrar esforços para assegurar a permanência na escola e o aprendizado dos jovens de 15 a 17 anos. Essa foi a tônica da palestra que a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, fez no encontro de diretores de escolas estaduais realizado em São Sebastião do Paraíso, no dia 20/09. Macaé ainda destacou as ações que a Secretaria desenvolve desde o ano passado com o objetivo de atrair os jovens para a escola e também melhorar a qualidade do ensino médio.
“Fizemos um chamado para os jovens virem para a escola, que é a Virada Educação. Associada a esta agenda estão a Escola Aberta e a Educação Integral, além das mudanças no Ensino Médio. “De nada adianta chamar os meninos, ampliar o tempo que o estudante passa na escola se não for oferecido a ele atividades que contribuam para o aprendizado, mas que também sejam agradáveis e divertidas. O estudante precisa ter alegria na escola. Por isso, estamos ouvindo os jovens. Fizemos e estamos fazendo rodas de conversas com estudantes e professores. É um esforço coletivo”, declarou a secretária.

As ações voltadas para os professores também foram ressaltadas. “Fizemos um acordo histórico com os professores que garantiu o pagamento do piso salarial do magistério para todos os servidores da Educação, incluindo os aposentados. O pagamento do piso agora é lei. Já fizemos 32.500 nomeações. Estamos fazendo as aposentadorias, que tinham um passivo grande no início de 2015”, disse. Ela ressaltou que em breve os educadores poderão contar com um portal do servidor e a Webtv.
Macaé Evaristo ainda destacou a importância de as escolas e as famílias se juntarem neste momento para análise dos resultados do Ideb. “Nossos alunos estão há dez anos no mesmo nível de proficiência. Entendemos que a avaliação externa não pode ser mais utilizada para fazer ranqueamento. Queremos que a avaliação sirva para que cada escola possa identificar seus problemas e resolvê-los. Por isso, estamos fazendo também avaliação no 7º e no primeiro ano do médio. A proposta é termos condições de fazer intervenções enquanto o aluno ainda está na escola”, concluiu.
Macaé ainda demonstrou muita preocupação com alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional que retiram recursos e impedem investimentos na Educação, como a PEC 241.
Após, o encontro Macaé Evaristo visitou escolas em São Sebastião do Paraíso.
Grêmios
No dia 21 de setembro, representantes de 22 grêmios de escolas estaduais do Sudoeste de Minas se reuniram na Escola Estadual Paraisense, em São Sebastião do Paraíso, para dar início às discussões sobre o que é preciso fazer para melhorar escola. Eles foram recebidos pela secretária Macaé Evaristo; superintendente regional, Alípio Mumic Filho; diretora de Juventude da Secretaria de Estado de Educação, Priscylla Ferreira, e pelos diretores e professores das escolas participantes do evento.
Macaé Evaristo fez um convite aos estudantes a pensar a Educação como direito e lembrou que a mobilização da juventude é fundamental para que esse direito seja consolidado. “ A Educação básica é direito de todos. Mas todos têm também o direito de aprender. Não basta estar na escola. A Escola precisa ser o espaço da formação e do aprendizado. Nós precisamos de vocês para construir essa escola”, declarou aos representantes dos grêmios. “É preciso que vocês ajudem a pensar um desenho de ensino médio. Vocês, jovens, têm , muita força. Então vamos para o debate junto aos professores e profissionais da escola. Quanto menos participação mais problema”, concluiu Macaé Evaristo.
Após a abertura do evento, os estudantes realizaram atividades durante todo o dia para levantar problemas e soluções para suas escolas.