Atividades da semana são organizadas pelo Comitê de Mobilização pela Educação de BH

Com o objetivo de motivar e incentivar os pais, estudantes, professores e diferentes entidades a iniciarem um processo de reflexão sobre a mobilização social e atitudes que promovam a qualidade da educação, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (19/09), a abertura da “8º Semana Paulo Freire – Além dos muros da escola”. As atividades são organizadas pelo Comitê de Mobilização pela Educação de BH.

A abertura da Semana contou com a participação de alunos do Instituto Educacional Missão pela Paz. Em sua fala, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, ressaltou que na rede estadual de ensino a juventude é prioridade. “Na rede estadual nós elegemos a juventude como prioridade, porque é a faixa etária onde nós temos o maior número de pessoas desempregadas e é onde temos hoje o maior índice de mortalidade. Nós precisamos trabalhar e olhar com muita atenção a juventude. E uma das lições que temos aprendido nesses quase dois anos de governo é a necessidade de construir espaços de participação para a juventude”.

Secretária Macaé reafirmou compromisso da SEE com a juventude, na abertura da Semana Paulo Freire. Foto: Geanine Nogueira./ACS-SEE

Macaé também destacou a importância da participação da juventude para a melhoria da educação. “É muito importante a organização juvenil e que no ambiente escolar a gente crie espaços para essa participação, porque esse é um importante instrumento de permanência do jovem na escola. Desejo que nós consigamos avançar nessa pauta, mas principalmente trazendo os jovens para assumir essa agenda da defesa ao direito à educação”, conclui.
Para homenagear Paulo Freire, em Belo Horizonte, a Semana foi instituída pela lei 9313, de 12 de janeiro de 2007.
Comitê de Mobilização pela Educação de BH

O Comitê de Mobilização pela Educação de BH foi instituído em 01 de abril de 2009 como forma de adesão ao Movimento de Mobilização Social pela Educação, desencadeado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele é representado por vários segmentos: secretaria Municipal de Educação, secretaria Estadual de Educação, instituições religiosas, profissionais liberais, sindicatos, Universidades e Faculdades, pais e mães, empresários, e outras entidades de representação social.

Todas as ações do Comitê visam à mobilização da sociedade, em todos os segmentos e em especial famílias, para maior participação na Educação das crianças e adolescentes, o que contribuirá para favorecer a freqüência escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes da nossa cidade.

Enviar para impressão