Encontro reuniu 180 pessoas de 23 municípios do território de abrangência da Superintendência Regional
A cidade de Diamantina acolheu, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/09), na Escola Estadual de Educação Especial Professor Aires da Mata Machado, 180 pessoas, entre professores da Educação Fundamental e Ensino Médio, educadores de apoio e das salas de recursos, supervisores pedagógicos, gestores e representantes das redes municipais de 23 municípios da base territorial da Superintendência Regional de Ensino (SRE). Foi o primeiro seminário da “Educação Especial, na perspectiva da inclusão”.

O encontro foi dividido em dois dias de palestras que discorreram sobre legislação e metodologias da Educação Inclusiva, e de oficinas voltadas para a produção de materiais alternativos para compor as salas de recursos e promover a interação entre escola e famílias.
Segundo o diretor da SRE Diamantina, Leonardo Aparecido Soares, a inclusão passa do “pressuposto que toda a equipe do ambiente escolar deva estar bem informada para o acolhimento desses alunos, para que se sintam bem. É a materialização da inclusão”.

Leonardo destacou a ampla participação das equipes da SRE e da Diretoria de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em todo o processo de mobilização e organização do evento, com a colaboração da própria escola, do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). “Queremos transformar todo esse processo coletivo de planejamento e organização em prática contínua em nossas ações”, concluiu o diretor.
O encontro assume importância maior no momento em que a escola Aires da Mata Machado passa pelo processo de elevação a Centro de Formação Continuada para Educação Inclusiva, oferecendo cursos de formação para promoção da inclusão no âmbito das superintendências regionais de Diamantina, Curvelo e Guanhães.