Êxito na primeira edição, curso oferecerá 100 vagas para gestores estaduais e municipais em educação

A Superintendência Regional de Diamantina (SRE) anunciou a formação de nova turma do Projeto Interinstitucional de Formação de Gestores Pedagógicos, que deverá acontecer em outubro. O curso é resultado de parceria entre a SRE/Diamantina, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Jequitinhonha (AMAJE). São aulas a distância acompanhadas por monitores da Diretoria de Ensino à Distância (DED)da Universidade.

Serão disponibilizadas 100 vagas para especialistas das redes estadual e municipais. Na primeira edição, foram 90 inscritos. A proposta é de que se inscrevam pelo menos um pedagogo de cada um dos 25 municípios que compõem o território da Superintendência. Profissionais de escolas que tiveram avaliações mais baixas terão prioridade. O curso tem duração de três meses.

Subsecretária é recebida na SRE Diamantina. Foto: Arquivo SRE/Diamantina

O anúncio feito pelo diretor da SRE Diamantina, Leonardo Aparecido Soares, durante visita da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Augusta Mendonça, e do superintendente de Ensino Infantil e Fundamental, Adelson Afonso da Silva França Júnior, nos dias 13 e 14/09, ocasião em que apresentaram resultados de programas e projetos executados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). 

Durante encontro foi anunciada a mudança de status da EE Ayres da Matta Machado. Foto: Arquivo SRE/Diamantina

De acordo com Leonardo Soares, “havia uma lacuna na formação do processo de aprendizagem, e o êxito desse primeiro curso apontou a necessidade de ampliação do projeto que se estenderá ao segundo semestre, articulado com os municípios”.
Para sua execução, foi formada uma equipe da Superintendência que recebeu capacitação para operar plataforma de produção de material didático, fornecida pela Universidade e usado nas teleaulas.

Escola referência

A Escola Estadual de Ensino Especial Aires da Matta Machado, de Diamantina, será elevada a Centro de Formação Continuada para Educação Inclusiva. Ela passa por um processo de ressignificação de status, segundo o diretor da SRE Diamantina, Leonardo Aparecido Soares, e oferecerá cursos de formação para promoção da inclusão no âmbito das superintendências regionais de Diamantina, Curvelo e Guanhães.
“Esse processo era muito esperado por todos, pois a formação desses profissionais era um gargalo da Educação Inclusiva em nossa região”, explicou o diretor da SRE.

Foi criado um grupo de trabalho, reunindo educadores das três superintendências e coordenado pela diretora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ana Regina de Carvalho.

Segundo Leonardo Aparecido, neste ano foram realizadas ações de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no atendimento a alunos com deficiências intelectuais, em parceria com a Fundação Pestalozzi. Todas essas ações atenderam também as redes municipais de ensino. “Entendemos que o aluno de escola pública, seja municipal seja estadual, tem o direito de receber atendimento adequado e de qualidade”, observou o diretor da SRE.

Enviar para impressão