Projeto foi realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Serra do Salitre, na cidade de mesmo nome, no Triângulo Mineiro, estão ajudando a escrever a história do seu município. Como proposta de conclusão das aulas e ação do conteúdo de Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM), os estudantes fizeram um regate da cultura da cidade por meio da culinária. O tema abordado no projeto foi “Memórias de Serra do Salitre”.
“O nosso queijo é tombado pelo patrimônio histórico e decidimos trabalhar com isso. Cada aluno trouxe uma receita que levasse queijo e nós montamos um livro de receitas. No dia da culminância do trabalho, os alunos fizeram pratos para serem degustados”, conta a diretora da escola, Mariney Fátima da Silva Ribeiro. Os alunos também pesquisaram sobre a importância econômica do queijo para a cidade e fizeram visitas “in loco” para acompanhar todo o processo de sua produção.
A história da cidade também foi resgatada por meio de entrevistas com os moradores. “No nosso município, somos carentes de um acervo histórico e esse trabalho veio para diminuir essa situação. Os alunos montaram um material com a história de cada uma das pessoas que eles pesquisaram e doaram para a biblioteca da cidade”, destaca Mariney Fátima da Silva Ribeiro.
Na culminância do projeto os alunos apresentaram suas pesquisas, poemas e músicas de raiz.