Provas ficarão disponíveis até o dia 11 de setembro

Os estudantes de todo o país terão mais uma oportunidade para testarem os seus conhecimentos e se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Está disponível, desde o último sábado (03/09), a terceira edição do simulado Hora do Enem, até às 20 horas do dia 11 de setembro. A prova é gratuita, tem 80 questões e poderá ser concluída em até quatro horas, por computador, telefone ou tablet. Ela é aberta a todos os interessados. Basta fazer um cadastro no site www.geekiegames.com.br e acessar o teste na aba de simulados.

Nesta terceira etapa, 75% das questões aplicadas serão inéditas. Os estudantes que fizerem o simulado pelo aplicativo android terão acesso a um ranking, onde poderão comparar sua nota com a de outras pessoas que disputam uma vaga no mesmo curso universitário, além de poderem verificar se seu desempenho é compatível com a nota de corte do curso e da instituição em que desejam estudar.

Desenvolvido pelo Geekie Games, em parceria com o Ministério da Educação, a plataforma Hora do Enem já promoveu duas edições do simulado, a primeira entre abril e maio e a segunda entre junho e julho. Mais de 1 milhão de pessoas acessaram o teste, em todos os estados do Brasil, sendo que, na primeira etapa 85% dos alunos eram de escolas públicas. Na segunda etapa foram 80%.

Os professores e gestores de escolas também podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação . A quarta e última edição do simulado em 2016 terá início em 8 de outubro. O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.

Participação mineira

Os estudantes mineiros foram os melhores do Brasil na segunda edição do simulado Hora do Enem, promovido pelo Ministério da Educação. Os mineiros somaram 554 pontos, e a média nacional foi de 533 pontos. A prova foi aplicada entre junho e julho e reuniu mais de 360 mil de todo o país.

Os simulados são desenvolvidos pelo Geekie Games e os interessados podem fazer gratuitamente as provas. Para os alunos do último ano do ensino médio, é oferecida também uma plataforma com videoaulas e exercícios e um plano de estudos personalizado.

Em Minas Gerais, cerca de 83 mil estudantes utilizam a Hora do Enem - destes, mais de 70 mil de escolas públicas. Pedro Henrique de Souza, de Lavras, cidade a 245 quilômetros de Belo Horizonte, conhece a plataforma e elogia a estrutura que o sistema oferece aos estudantes. Ele quer estudar engenharia aeronáutica ou aeroespacial. "O simulado me ajudou bastante para eu saber como estudar para o Enem, para praticar as questões da prova. É uma ideia muito bacana, ainda mais por ser de graça", observa Pedro Henrique.

O estudante de Lavras destaca ainda o benefício de a prova poder ser feita a distância: "eu achei interessante a oportunidade de fazer pelo computador. Há simulados de cursinhos que, às vezes, não dá tempo de fazer por ser no fim de semana", salienta.

Com informações da Geekie Games 

Enviar para impressão