Equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Federal e deverão ser utilizados pelas equipes que trabalham com o censo escolar
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, realizou nesta quinta-feira (01/09) a entrega de notebooks para os diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Os equipamentos deverão ser utilizados pelas equipes do Serviço de Documentação e Dados Educacionais (Sedine) das regionais. Ao todo, serão distribuídos 120 notebooks para as SREs e para a equipe do órgão central. Todas as regionais serão contempladas.
“Essa entrega é resultado de uma parceria com o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que a gente possa fortalecer o nosso monitoramento e acompanhamento do censo escolar nas Superintendências Regionais”, destacou Macaé Evaristo.
O recurso para a aquisição de materiais permanentes é enviado anualmente pelo Inep para a Secretaria. A aquisição dos materiais fica a critério da Secretaria, que optou este ano pela compra dos notebooks após realização de um levantamento junto às Regionais e a equipe do órgão central.

As equipes do Sedine são responsáveis por fiscalizar e fazer o controle do preenchimento do censo nas escolas estaduais, municipais e particulares, como explica o superintendente de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Antônio Brás. “Os equipamentos serão utilizados em campos. Com eles, os nossos técnicos vão poder fazer consultas ou atualizações online durante as visitas, já que todas as superintendências possuem molden 3G”, ressalta.
Educacenso
O Educacenso é sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados do censo escolar. Nas redes municipais e privadas de Minas Gerais, são os gestores das escolas que preenchem o sistema. Já na rede estadual de ensino, as informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.
Simade
O Sistema Mineiro de Administração Escolar é dinâmico, ou seja, a escola pode atualizar as informações sobre a vida escolar de alunos e funcionários sempre que houver mudança e, com isso, mantém seus dados em dia, além de tornar a gestão escolar transparente para a Secretaria e Superintendências Regionais de Ensino.