Projeto incentiva o respeito aos idosos, unindo interesse a leitura à história dos antepassados

Iniciado há mais de uma década dentro das salas de aula, o projeto “Aprendendo com os Avós”, da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, de Caratinga, incentiva a literatura, a leitura e o respeito das crianças em relação aos idosos e às gerações passadas. Em 2008, o projeto tornou-se uma iniciativa institucional da escola, época em que passou a ser executado na biblioteca.

Os avós foram indicados pelos próprios alunos. Foto: Arquivo da Escola

No projeto, estudantes de cada sala elegem um avô ou avó e marcam um dia para que ele ou ela se apresente, conte uma história e fale sobre sua vida quando criança: seus costumes, como eram as escolas, as aulas , o dia a dia da criançada em sua infância, as brincadeiras. As apresentações são coordenadas pelas professoras em Uso da Biblioteca em conjunto com as regentes de sala de turmas. Após o relato, as crianças interagem e fazem perguntas aos convidados.

Segundo a diretora da escola, Ivone da Glória Rodrigues Lopes, “durante uma campanha em que o tema era o respeito aos idosos, percebemos que muitos dos alunos eram criados pelos avós e então veio a ideia de trabalhar o tema nas salas de aula, partindo da comparação dos próprios avós com os demais idosos”.

No encerramento do primeiro semestre, a cada ano, são organizadas homenagens a todos os avós e, em especial, entre os escolhidos por cada sala de aula. A turma elabora uma faixa com uma palavra que melhor traduza o sentimento que aqueles avós passaram aos estudantes. Então é a vez dos alunos se apresentarem contando histórias, recitando poemas e cantando.No final, cada avô ou avô é recebido com um chá pela sala que o escolheu.

Os avós também foram homenageados pelos alunos. Foto: Arquivo da Escola

Renata Cristina Rocha Ferreira, professora em uso da Biblioteca, fala sobre a adesão de toda a comunidade escolar à ideia. “O projeto dura todo o semestre. Primeiro, conversamos, de sala em sala, sobre a questão dos idosos, como valorizá-los, respeitando as dificuldades impostas pela idade, e como ver em cada um seu próprio avô ou avó”.

Beatriz Motta, 8 anos, que cursa o 3º ano indicou sua avó, Esther, para contar a história de “José, que descobriu um segredo do Rei. Todo mundo prestou muita atenção. Espero que minha avó volte mais vezes”.

Maria Fernanda Lima Nagai, também de 8 anos e no 3º ano, levou a avó, Vânia Ferreira Barbosa de Souza Lima, de 56 anos, que vibrou com a atenção da meninada. “Minha avó contou sobre quando era pequenininha. Gostamos muito de saber do que ela brincava e como era sua escola”.

Vânia retribui emocionada. Para ela, trata-se de um excelente projeto. “Amei minha ida à escola da minha netinha. Contei sobre minha infância na roça e dos primeiros dias quando me mudei para a cidade. Vibrei com os olhinhos vidrados da meninada. Foi um momento muito feliz”, conclui.

A Escola Estadual Menino Jesus de Praga atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Tem 766 alunos em 26 turmas que funcionam em dois turnos.

Enviar para impressão