Agora, escolas campeãs vão participar dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, em João Pessoa e São Paulo

Escolas estaduais foram destaque nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) realizados em Lavras, Território Sul. A etapa teve a participação de 1.600 alunos-atletas de educandários públicos e particulares, que disputaram as modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e vôlei de praia. Os jogos aconteceram em dois módulos, contemplando alunos entre 12 a 17 anos, nas categorias masculino e feminino, modalidades coletivas.

Foram cinco dias de competição, no período de 1º a 07 de agosto, sendo disputados mais de 350 jogos, com 144 escolas representadas. As escolas campeãs participarão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional que será realizada em João Pessoa (PB), de 20 a 29 de setembro, e em São Paulo, de 21 a 26 de novembro.

No módulo I, contemplando alunos de 12 a 14 anos, sagraram-se campeãs as escolas estaduais Lafaiete Gonçalves, de Santa Luzia, no basquete feminino; Arthur Antônio Fernandes, de Coronel Murta, no futsal feminino; Padre José Silveira, de Varzelândia, na peteca/masculino; Dr. Cícero Ferreira, de Santo Antônio do Amparo, no voleibol feminino; e João Pinheiro, de Ituiutaba, no voleibol masculino.

Jogos aconteceram em dois módulos, contemplando alunos entre 12 a 17 anos. Foto: Tiago Ciccarini

Já no módulo II, com alunos de 15 a 17 anos, venceram as escolas estaduais Professor Antônio Marques, de Araguari, no basquete feminino; Deputado Teodósio Bandeira, de Três Pontas, no futsal masculino; Prefeito José Franco de Gouveia, de Santa Vitória, no handebol masculino; Ângela Maria de Oliveira, de Pará de Minas, na peteca/feminino; e Nossa Senhora do Carmo, de Betim, no Vôlei de praia feminino e masculino.

Capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016, Lavras também sediou, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas, que contou com a presença de cerca de 4.500 alunos-atletas.

O Minas Esportiva/JEMG é um programa do governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

 O JEM possibilita a identificação de novos talentos esportivos. Foto: Tiago Ciccarini

Construção da cidadania

Em consequência do recorde de 815 municípios inscritos nos Jogos deste ano, mais de 1.100 escolas se inscreveram para a etapa estadual. Mais de 70% são de escolas públicas. A modalidade de badminton foi a que mais cresceu em relação a 2015. De 34 inscritos no ano passado, para 166 alunos-atletas. Um aumento de cerca de 500%.  Outra modalidade que cresceu significativamente na estadual foi a do atletismo. De 1.614 alunos-atletas inscritos em 2015, pulou para 2.724 na edição deste ano. Um aumento de quase 70%.

Além de valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado, de forma educativa e democrática, o JEMG possibilita a identificação de novos talentos esportivos. Nomes como os de Núbia Soares, no atletismo, e Raulzinho, do basquete, revelados em edições anteriores do JEMG, defenderam o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016.

Enviar para impressão