Agora, escolas campeãs vão participar dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, em João Pessoa e São Paulo
Escolas estaduais foram destaque nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) realizados em Lavras, Território Sul. A etapa teve a participação de 1.600 alunos-atletas de educandários públicos e particulares, que disputaram as modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e vôlei de praia. Os jogos aconteceram em dois módulos, contemplando alunos entre 12 a 17 anos, nas categorias masculino e feminino, modalidades coletivas.
Foram cinco dias de competição, no período de 1º a 07 de agosto, sendo disputados mais de 350 jogos, com 144 escolas representadas. As escolas campeãs participarão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional que será realizada em João Pessoa (PB), de 20 a 29 de setembro, e em São Paulo, de 21 a 26 de novembro.
No módulo I, contemplando alunos de 12 a 14 anos, sagraram-se campeãs as escolas estaduais Lafaiete Gonçalves, de Santa Luzia, no basquete feminino; Arthur Antônio Fernandes, de Coronel Murta, no futsal feminino; Padre José Silveira, de Varzelândia, na peteca/masculino; Dr. Cícero Ferreira, de Santo Antônio do Amparo, no voleibol feminino; e João Pinheiro, de Ituiutaba, no voleibol masculino.

Já no módulo II, com alunos de 15 a 17 anos, venceram as escolas estaduais Professor Antônio Marques, de Araguari, no basquete feminino; Deputado Teodósio Bandeira, de Três Pontas, no futsal masculino; Prefeito José Franco de Gouveia, de Santa Vitória, no handebol masculino; Ângela Maria de Oliveira, de Pará de Minas, na peteca/feminino; e Nossa Senhora do Carmo, de Betim, no Vôlei de praia feminino e masculino.
Capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016, Lavras também sediou, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas, que contou com a presença de cerca de 4.500 alunos-atletas.
O Minas Esportiva/JEMG é um programa do governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Construção da cidadania
Em consequência do recorde de 815 municípios inscritos nos Jogos deste ano, mais de 1.100 escolas se inscreveram para a etapa estadual. Mais de 70% são de escolas públicas. A modalidade de badminton foi a que mais cresceu em relação a 2015. De 34 inscritos no ano passado, para 166 alunos-atletas. Um aumento de cerca de 500%. Outra modalidade que cresceu significativamente na estadual foi a do atletismo. De 1.614 alunos-atletas inscritos em 2015, pulou para 2.724 na edição deste ano. Um aumento de quase 70%.
Além de valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado, de forma educativa e democrática, o JEMG possibilita a identificação de novos talentos esportivos. Nomes como os de Núbia Soares, no atletismo, e Raulzinho, do basquete, revelados em edições anteriores do JEMG, defenderam o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016.