Intenção da Escola Estadual Doutor Tarcísio Generoso foi valorizar a prática esportiva entre os alunos, abordando também valores como a ética e a paz
No clima das Olimpíadas, a Escola Estadual Doutor Tarcísio Generoso, do município de São Francisco, Território Norte do Estado, realizou entre os meses de junho a agosto o Projeto “Tarcísio Olímpica”, objetivando contextualizar os Jogos Olímpicos de 2016, que teve o nosso país como anfitrião, a fim de estimular nos estudantes as práticas esportivas, bem como disseminar a criação de hábitos saudáveis e a implantação de valores éticos, sociais e morais.

A direção da escola acredita que o esporte, integrado à educação, colabora com o desenvolvimento de capacidades motoras e físicas dos jovens, possibilitando a integração das relações sociais, e promovendo a disciplina e o respeito às diferenças, assim como um melhor desempenho escolar de seus alunos.
Com a participação de 445 estudantes do Ensino Médio e Fundamental, o projeto propôs, através de um trabalho interdisciplinar e conjunto da comunidade escolar, aproveitar essa ocasião e envolver os estudantes em atividades que, além de proporcionar o gosto pelo esporte, possibilitasse também o conhecimento de todos os países participantes dos jogos olímpicos e das inúmeras modalidades esportivas praticadas, sem a necessidade de uma especialização.

Durante o projeto, foram ainda estimulados debates entre os alunos sobre os efeitos da prática esportiva no corpo; impactos e benefícios da realização das Olimpíadas em nosso país; o esporte como fator de inclusão social; a cultura dos países participantes dos jogos; o uso de substâncias proibidas; e o espírito olímpico.
Segundo o diretor do educandário, Antônio Marcos Lopes Ferreira, a ideia da iniciativa partiu da equipe de professores de Educação Física, que achou relevante incluir os Jogos Olímpicos nas atividades pedagógicas. “Em todas as etapas de execução, o projeto teve apoio de toda a equipe de servidores da escola. Entre os alunos, foi ganhando força com as atividades práticas e, em seu último evento, a mini olimpíadas, o envolvimento foi de quase 100%. Mostramos aos alunos que no esporte o importante não é ganhar e, sim, participar”, afirmou.
Antônio Marcos frisou ainda que uma das metas do “Tarcísio Olímpica” foi proporcionar “a união e o companheirismo entre os alunos, o respeito, a amizade e, acima de tudo, a paz no convívio diário”.
Trabalho em grupo
O professor Silvano Mendes Batista, coordenador das atividades, analisou a importância da prática esportiva para a formação dos alunos. “Atualmente, os jovens, de modo geral, são bastante sedentários. A prática esportiva pode contribuir para a melhoria da aprendizagem, o trabalho em grupo, a disciplina e motivar um estilo de vida saudável. Acho fundamental que o esporte seja trabalhado de maneira integrada ao projeto político pedagógico da escola”, comentou.
Por sua vez, a professora Ludmila Gonçalves, também coordenadora do projeto, considera que uma das finalidades das ações foi democratizar o acesso ao esporte, uma vez que para muitos alunos a única experiência concreta com as práticas esportivas acontece na escola, de maneira particular nas aulas de Educação Física.

Para Ludmila, a participação dos alunos superou suas expectativas, desde a abertura das atividades, com o passeio ciclístico e os jogos de integração, até a sua culminância com a realização das mini olimpíadas. A educadora avaliou que o esporte, além de ampliar o campo experimental do aluno, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.
Pira Olímpica
O projeto teve início no dia 11 de julho com um grande passeio ciclístico e jogos de confraternização envolvendo alunos e servidores da escola. No retorno das férias de julho, o educandário já se encontrava no clima dos jogos olímpicos com ornamentação de banners em suas dependências, feita pelos alunos, representando e explicando as modalidades olímpicas.

No dia 05 de agosto, foi realizada uma caminhada na orla do Rio São Francisco, com a participação da comunidade escolar. No dia 12, iniciaram-se as atividades, com o acendimento da Pira Olímpica. Os jogos da mini olimpíadas foram realizados no Espaço do CESF-Fucam (Centro Educacional de São Francisco – Fundação Educacional Caio Martins), parceiro da escola e polo de Educação Integral, que atende atualmente 50 alunos do educandário.
Entre as atividades esportivas desenvolvidas pelos alunos constaram vôlei de praia, corrida de resistência, salto em distância, corrida de obstáculos e handebol. No dia 13, as ações acorreram na Praça de Esportes do município. O evento encerrou-se com a cerimônia de premiação dos estudantes.