Encontro foi realizado na última quarta-feira (17/08)
Pais, estudantes, professores e gestores das 51 escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Passos participaram, na última quarta-feira (17/08), de um momento dedicado ao diálogo. No encontro, realizado na Escola Estadual Nazle Zabur, em Passos, as comunidades escolares tiveram a oportunidade de conversar com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, sobre os principais desafios encontrados em suas escolas.
“O nosso objetivo é conversar sobre educação e trocar impressões sobre os desafios para a construção de uma educação cada vez de mais qualidade no nosso Estado”, destacou a secretária. Temas como o Ensino Médio Noturno, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Virada Educação Minas Gerais (VEM) foram discutidos no encontro, no qual Macaé Evaristo ressaltou a importância da participação da comunidade escolar no dia a dia da escola. “Nós precisamos cuidar muito das nossas escolas e trabalhar cada vez mais de forma articulada”, pontuou.
Marisa Beirigo dos Santos é aluna do curso Normal na Escola Estadual Nazle Zabur, em Passos, e mãe da estudante do 1º ano do Ensino Médio, Milena Beirigo de Oliveira, que também estuda na mesma escola. Para ela, o encontro realizado com a comunidade escolar é um passo importante na busca de uma educação cada vez melhor. “Eu vim aqui para buscar conhecimento. Saber o que está sendo pensado para a educação e também porque acho importante que os pais venham até a escola para saber o que está acontecendo com seus filhos”, afirma.
Encontro com gestores
A secretária de Estado de Educação também participou de um encontro gerencial realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Passos. Com o tema “Trabalho em equipe, desafios e possibilidades da gestão, o encontro contou com a participação de diretores e vices-diretores das 51 escolas estaduais da regional e teve por objetivo discutir e alinhar a gestão pedagógica e administrativa das unidades escolares.
Durante a reunião, Macaé Evaristo destacou, entre outras coisas, a importância do Plano Nacional de Educação, a Virada Educação Minas Gerais e as iniciativas da Secretaria de Estado de Educação, como a Educação Integral e a Escola Aberta. “É muito importante que a gente possa ter esse trabalho de aproximação e penso que os gestores das escolas têm um papel fundamental. Não existe a política educacional se ela não acontecer de fato em cada uma das unidades escolares que nós temos na rede e que não são poucas. Então, todo o ideário de uma política educacional só se concretiza pela ação efetiva de cada uma de nossas escolas”, conclui Macaé.
O encontro com gestores da regional de Passos é realizado periodicamente. O diretor da Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, no distrito de São José do Barreiro, em São Roque de Minas, Valmorio Lima Júnior, destaca a importância da reunião para o dia a dia na escola. “É importante porque fazemos um intercâmbio e trocamos ideias sobre realidades distintas. A gente aproveita esse momento para debater entre os diretores o que está acontecendo em nossas escolas e temos a oportunidade de passar isso para a Superintendência também. Essa reunião com a presença da secretária Macaé foi muito boa. Ela esclareceu dúvidas que nós diretores temos e que apresentamos para a regional e eles ainda não têm uma resposta ou ainda é carente de um pouco mais de detalhamento”, relatou o diretor.
Após o encontro, a secretária participou de um ato cívico no Colégio Tiradentes de Passos, que realiza este ano as comemorações de seus 50 anos.