Oito estudantes do Ensino Médio representarão Minas Gerais entre 26 e 30 de setembro

A Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), divulgou a lista de 78 estudantes selecionados para participar da jornada de simulação parlamentar em Brasília.

Minas Gerais terá oito estudantes representantes, sendo seis de escolas da rede estadual. Os mineiros que participarão do PJB são: Mateus Humberto Siqueira, da Escola Estadual Padre Egydio Reis, de Nossa Senhora dos Remédios(SRE/Barbacena); Mariana Carolina Rezende, da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, de Guaxupé (SRE/São Sebastião do Paraíso); Carlos Hernani Barbosa Gomes, da EE João Ribeiro da Silva, de Gonçalves (SRE/Almenara); Samuel Lourenzo Ferreira Nascimento, da EE Francisco Pires, de Barroso (SRE/Barbacena); Eliane Cristina da Silva Alves, da EE Dr Tarcísio Generoso, de São Francisco (SRE/Januária); Vitor Douglas de Andrade, da EE Caetano Azeredo, de Belo Horizonte (SRE/Metropolitana A); Mariana Jorge Medeiros Batista da Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais (Governador Valadares) e Guilherme Queiroz Alves, do Instituto Educacional Saber – IES, de Nova Serrana.

Os nomes de todos os estudantes pré-selecionados pelas Secretarias Estaduais de Educação, com os devidos critérios de pontuação e desempate constam no endereço: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2016

Minas Gerais teve 32 candidatos pré-selecionados para concorreram a vagas na edição deste ano do PBJ. Ao todo, na primeira etapa, foram 78 de todo o país. Os estudantes foram selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) a partir de diretrizes gerais e critérios estabelecidos pela Câmara dos Deputados. Destes, foram escolhidos 8 para representar o estado.
O PJB é dedicado a estudantes do Ensino Médio. Os participantes escrevem um projeto de lei que trate da realidade do país, observando os problemas que precisam solução e propondo possíveis alternativas sobre qualquer tema.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os escolhidos são empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre sua realidade. Somado à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até agora já houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.

Enviar para impressão