Curso apresentou procedimentos e estratégias para uma prática pedagógica inclusiva em sala de aula

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí, Território Vale do Jequitinhonha, realizou, no período de 20 de junho a 15 de julho, a “Primeira Formação da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Foram beneficiados com a formação 549 educadores pertencentes aos 21 municípios da circunscrição. A capacitação foi coordenada pelas analistas educacionais Dyane Lages Martins e Mônica Ramos dos Santos.

A formação objetivou promover estudos e trocas de experiências sobre temáticas tais como público alvo da Educação Especial, plano de desenvolvimento individual, plano de Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas, entre outras, visando a consolidação de práticas pedagógicas que garantam um Atendimento Educacional Especializado (AEE) com qualidade nas escolas estaduais da região.

A formação ofereceu suporte aos professores para o aprimoramento do trabalho em Educação Especial. Foto: SRE de Araçuaí

Dyane Martins informa que neste segundo semestre a equipe pedagógica já está dando continuidade às atividades, por meio de monitoramento nas escolas que ofertam o AEE. “Nosso objetivo é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência possa construir o seu aprendizado, eliminando as barreiras para sua participação no contexto educacional e social. Acreditamos que pensar na diversidade e inclusão é ter a educação como ferramenta para transformar as pessoas”, ressalta.

Para Dyane, a educação inclusiva tem por princípio o reconhecimento e a valorização das diferenças humanas, o que requer das escolas ambientes com condições de garantir acesso, participação, interação e autonomia para todos os estudantes. “Acolher as diferenças é fazer da escola um espaço em que ninguém se sinta excluído”, observa.

A analista disse que a demonstração do aproveitamento do curso se fez sentir no final da capacitação, uma vez que, em sua maioria, os participantes registraram em suas avaliações que o evento atendeu plenamente às suas expectativas.

Para a professora Mayra Miranda Brito, da Escola Estadual Professora Aparecida Dutra, de Araçuaí, a formação ofereceu suporte aos professores e especialistas para o aprimoramento do trabalho com os alunos público alvo do AEE.

“A clareza e domínio dos conteúdos sanaram muitas dúvidas. As oficinas e trocas de experiências facilitaram a compreensão do que foi transmitido. Pretendo aplicar as ações propostas e buscar sempre o aperfeiçoamento na prática docente. Quero participar de mais encontros como este”, afirma Mayra.

De acordo com a docente Maria Divino Ribeiro Souza, da Escola Estadual Professor José Miranda, de Salinas, o curso superou suas expectativas pela “qualidade e organização”. “Foram compartilhados conteúdos relevantes que contribuíram para a minha qualificação profissional e crescimento pessoal. Com certeza, esses ensinamentos já estão sendo úteis para que eu possa reestruturar e aperfeiçoar minhas ações em sala de aula”, avalia a professora.

Participaram do curso representantes das Secretarias Municipais de Educação; das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs); Professores de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas; Professores das Salas de Recursos; e especialistas da Educação Básica de todos os municípios que compõem a circunscrição.

Enviar para impressão