Concurso foi promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Núcleo de Articulação Minas 2016
Os estudantes da rede estadual de ensino mineira também estão envolvidos pelo espírito olímpico. Nesta sexta-feira (05/08), 17 alunos da rede estadual de ensino que venceram o concurso “Welcome Great Britain Minas 2016” participaram do treino da equipe de atletismo da Grã-Bretanha e tiveram a oportunidade de entregar os cartões de boas-vindas, criados por eles, para os atletas. O treino foi realizado no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
No concurso, do qual participaram 139 escolas de 113 municípios, alunos da rede estadual produziram cartões de boas-vindas com frases em Inglês para a delegação do Reino Unido, como forma de sensibilizar para a importância do idioma no mundo atual. Foram mais de 2 mil cartões produzidos em colaboração entre um aluno e um professor de inglês. A iniciativa foi promovida pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Núcleo de Articulação Minas 2016.

Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Teixeira da Fonseca, em Tarumirim, no Território de Desenvolvimento do Vale do Rio Doce, Nicollas Gustavo Lima Souza, conta em que se inspirou para produzir seu cartão. “Me inspirei nos valores olímpicos que sempre temos que prezar muito, como a união. Esse valor olímpico é muito válido para estreitar as relações entre o nosso país e a Grã-Bretanha. Pra mim estar aqui hoje assistindo a esse treino é uma honra”, relata Nicollas.
Além de acompanhar o treino, os estudantes vencedores do concurso também tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos da capital mineira. A estudante Letícia Alves da Silva, do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Lago, em Capelinha, no Território de Desenvolvimento Alto Jequitinhonha, conta como foi. “Não conhecia Belo Horizonte e foi muito surpreendente. É uma honra estar aqui, muito inspirador. Os lugares que mais gostei de conhecer foram os museus do Circuito Cultural da Praça da Liberdade”.
Na mensagem escrita por Letícia, os atletas tiveram acesso a calorosas boas-vindas. “Escrevi que eles têm o nosso apoio e que nós somos sua nova família. Também falei que eles podem se sentir à vontade no Brasil, que são super bem-vindos”, conta.
A seleção dos vencedores foi feita em duas etapas. Foram escolhidos os dois cartões mais curtidos de cada território de desenvolvimento de Minas Gerais na página criada no Facebook para o concurso, totalizando 34 estudantes selecionados. Outros 17 cartões foram escolhidos pela comissão avaliadora – um de cada território (17 cartões vencedores, sendo um aluno e um professor por cartão) – obedecendo aos critérios de qualidade linguística, qualidade gráfica, qualidade do relacionamento entre o Reino Unido, Minas Gerais e os valores olímpicos.
Confira aqui a lista dos alunos vencedores e os cartões
Ação educativa
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, também participou da atividade e destacou a importância da ação. “Queríamos demonstrar esse carinho e esse acolhimento que Minas Gerais tem de receber bem as pessoas de qualquer lugar do mundo. As Olimpíadas é um momento importante do nosso país refletir a importância da diversidade, dos direitos humanos, da convivência democrática entre todos os povos e reafirmar ideais de liberdade. É muito importante que a gente aproveite esses momentos para formar crianças e jovens nesse ideário de convivência entre todos os povos de respeito e solidariedade”, afirma.

Já o Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas, Rodrigo Perpétuo, destacou a integração dos territórios na realização do concurso. “O concurso transcende o próprio propósito de celebração das Olimpíadas. Estamos valorizando a disciplina de Língua Inglesa para a comunidade escolar e dando o exemplo de como as relações internacionais podem ser um instrumento de promoção da cidadania, de reforço das políticas públicas e de aproximação dos 17 territórios de Desenvolvimento com a capital, Belo Horizonte”.
Experiências novas
Alunos da rede municipal de Belo Horizonte e da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, na capital mineira, também tiveram a oportunidade de assistir ao treino da equipe de atletismo da Grã-Bretanha. A escola, que participa do ‘Programa Transforma’, levou cerca de 100 estudantes para assistirem ao treino.

Carlos Eduardo Casimiro Ribeiro, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos. Ele se diz apaixonado pelos Jogos Olímpicos e os esportes que mais gosta são o atletismo e a natação. “Eu gosto muito de esporte e estar aqui é demais. É a primeira vez que venho em um lugar como esse e consigo ver atletas de perto”, diz.
Conhecer um pouco mais sobre o esporte que pratica na escola fez com que a estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Agnes Ferreira da Silva, ganhasse seu dia. “ É tudo muito legal. A gente consegue interagir com os esportes e saber mais sobre eles. Na escola já tinha feito corrida e lançamento de disco, mas aqui estamos vendo atletas profissionais, e tudo muito de perto”, conta.
Em Minas Gerais, o ‘Programa Transforma’ é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A iniciativa visa oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar.