Mutirão realizado esta semana pela Secretaria de Estado de Educação tem cerca de 750 inscritos que fazem provas no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Maria Vieira Barbosa, em Venda Nova

Quando tinha 15 anos, Vilma Martins teve que parar de estudar. Ela morava no interior de Minas Gerais e não teve condições de dar continuidade aos estudos após concluir o Ensino Fundamental. Hoje, com 53 anos, ela busca a certificação do Ensino Médio por exigência do trabalho. “No lugar em que estou trabalhando estão pedindo o Ensino Médio e eu, como não tinha, depois de 38 anos sem estudar, resolvi tentar”, conta Vilma, que durante esta semana faz provas no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Maria Vieira Barbosa em um mutirão organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Ao longo da semana, cerca de 750 jovens e adultos que desejam obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio estão indo ao Cesec para fazer provas das quatro áreas do conhecimento: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação”; “Matemática e suas Tecnologias”; “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.

Bruno Báfile Duarte parou de estudar aos 18 anos para trabalhar e também está em busca da certificação do Ensino Médio. No caso dele, o certificado vai ser porta de entrada para a faculdade. “Quero fazer o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e não posso começar uma faculdade sem o diploma”.

Assim como Bruno, Kelen Teixeira também busca o certificado para iniciar seus estudos no ensino superior. “Eu parei de estudar cedo, porque tive uma filha. Com o certificado vou poder fazer a faculdade de Odontologia”. Sobre o mutirão, Kelen aprova a iniciativa. “Eu já conhecia os serviços ofertados pelo Cesec, mas nunca vim fazer a prova. Essa ação foi um incentivo”, conclui.

Mutirão realizado esta semana pela Secretaria de Estado de Educação tem cerca de 750 inscritos. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 Para ser aprovado, o participante deve obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova. Segundo a diretora do Cesec, Emiliana Amato, os candidatos que fizeram as provas deverão procurar o Cesec a partir do dia 12 de setembro para consultar o resultado. “Aos que forem aprovados, vamos pedir que tragam toda a documentação e vamos dar a certificação. Já os candidatos que forem reprovados poderão repetir a prova por meio das Bancas Permanentes”.

Ainda de acordo com Emiliana, o Cesec Maria Vieira Barbosa atende diariamente pessoas que têm o interesse em conquistar a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio por meio das Bancas Permanentes. Por ano, cerca de 1600 jovens e adultos fazem as provas da Banca na unidade de ensino.

Bancas Permanentes

A rede estadual de ensino conta com 48 Bancas Permanentes de Avaliação que contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro. O agendamento das provas deve ser feito pelo próprio candidato na Banca Permanente de Avaliação. As provas são oferecidas por áreas de conhecimento: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação”; “Matemática e suas Tecnologias”; “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.

Para a realização dos Exames Permanentes, o candidato deve comprovar a idade mínima de quinze (15) anos completos para o Ensino Fundamental e dezoito (18) anos completos para o Ensino Médio até a data de realização da primeira prova, respectivamente.

As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

Enviar para impressão