Estudantes, gestores e coletivos juvenis de todo o Estado se reúnem em rodas de conversa e oficinas no Plug Minas. Iniciativa marca o lançamento da Virada Educação Minas Gerais 2016

Mais de 200 jovens das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e de coletivos juvenis, além de profissionais e gestores de Educação, participam neste sábado e domingo (16/07 e 17/07) do I Encontro Estadual “Educação e Juventude”, que marca também o início da Virada Educação Minas Gerais 2016. A iniciativa acontece no Plug Minas, em Belo Horizonte, e contará com roda de conversa, oficinas de formação e capacitação para os jovens e gestores e diversas atrações culturais. A abertura oficial do evento, que acontece às 9h deste sábado (16/07), contará com a presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo.

Em sua segunda edição, o movimento Virada Educação Minas Gerais 2016 vai atuar pela permanência do jovem na escola. No ano passado, o mote foi trazer a juventude que estava fora da escola de volta aos estudos. Além de ouvir o que os estudantes pensavam da escola e quais suas principais demandas, a Secretaria de Educação realizou uma grande campanha para incentivar os jovens a voltar a estudar. O resultado foi positivo: foram mais de 110 mil novas matrículas no Ensino Médico espalhadas por todas as regiões do Estado.

Para garantir a permanência do jovem na escola e a conclusão do Ensino Médio, os debates realizados no ano passado com mais de 2.000 estudantes nos 17 territórios de Minas Gerais mostraram que é preciso criar uma escola mais participativa, mais moderna e antenada com a juventude e com as novas tecnologias; que utilize as novas mídias no dia a dia e que aborde temas como diversidade e inclusão, contemplando os vários perfis de jovens de hoje. Com o tema “Escola em Movimento”, a Virada Educação 2016 vai criar ações em três eixos: Participação e Gestão Democrática da Escola; Comunicação, Mídia, Novas Linguagens e Tecnologias; e Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas.

Replicadores

Durante o I Encontro, os estudantes terão oportunidade de conhecer melhor esses temas, além de experimentarem, na prática das oficinas, exemplos de ações que podem ser realizadas em suas escolas. O objetivo é que estes jovens atuem como replicadores das ideias em seus territórios e movimentem as escolas a partir do retorno às aulas, em agosto. Diretores de juventude das 47 SREs, que participarão do Encontro, também serão capacitados em metodologias de rodas de conversa.

Os jovens vão receber também calendário e material orientador para a realização de atividades nas escolas, que devem incluir a participação da comunidade escolar e articular ações dos Programas de Educação Integral e Integrada e o Programa Escola Aberta, que oferece atividades culturais e de socialização em escolas situadas em regiões de vulnerabilidade.

O ponto alto da Virada Educação Minas Gerais 2016 será no dia 17 de setembro, com as mostras de atividades desenvolvidas e dos resultados das ações realizadas no período.

Transmissão ao vivo

A Rede Minas vai transmitir durante todo o dia a programação do I Encontro Estadual “Educação e Juventude”, ao vivo, pela internet. Basta acessar este link para acompanhar as atividades realizadas no evento. A abertura do evento e da transmissão pela internet será neste sábado (16/7), às 9 horas.

Confira a programação completa:

I Encontro Estadual “Educação e Juventude”

Data: 16 e 17/07 (sábado e domingo)
Local: Plug Minas – Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto

16/07, sábado

8h - Café da Manhã
Local: Refeitório

9h - Abertura
Local: Casa Verde/Auditório

Macaé Evaristo – Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais
Cecília Resende – Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE)
Priscylla Ramalho – Diretora de Juventude (SEE)
Representantes dos estudantes

9h30 - Lançamento da Virada Educação – Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo

10h - Intervenção Cultural

10h15 - Roda de Conversa com parceiros sobre os Eixos da Virada

Eixo 1 – Participação Juvenil e Gestão Democrática
Priscylla Ramalho - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE)
Késsia Cristina - União Colegial de Minas Gerais (UCMG)
Bruna Helena - União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)

Eixo 2 – Comunicação, Mídia, Novas Linguagens e Tecnologias
Carla Kreefft - SEE
Talles Lopes - Fora do Eixo

Eixo 3 – Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas
Iara Viana - SEE
Representante do Fórum das Juventudes da Grande BH

11h15 – Debate

12h15 – Orientações sobre oficinas

12h30 - Almoço com intervenção artístico-cultural
Local: Refeitório

14h - Oficinas
Para os estudantes - Oficinas de experimentação com foco na mobilização e participação: Midialivrismo e Redes Sociais
Foto e vídeo
Poetry Slam
Sexualidade: vamos falar sobre o assunto?
Juventudes e Metodologias Participativas
Feminismo e Ativismo
Local: Prédio do Laboratório de Culturas do Mundo (LCM)

Pintura - O corpo lúdico
Local: Prédio de Artes Visuais

Expressão Corporal
Local: Prédio da Dança

Para Coordenadores de Juventude das SREs - formação em metodologias participativas, com foco na metodologia das Rodas de Conversa
Local: Tenda do Circo

16h30 - Lanche com intervenção artístico-cultural
Local: Refeitório

17h - Compartilhamento das produções das Oficinas
Local: Casa Verde/Auditório

18h - Intervenção artístico-cultural

18h15 – 20h - Intervalo e Jantar
Local: Refeitório

20h às 22h30 - Confraternização
Local: Tenda do Circo

Dinâmica da Troca de Oferendas

Noite Cultural

17/07, domingo

7h - Café da Manhã

9h - Encerramento do Encontro

9h30 - Retorno dos Estudantes

Enviar para impressão