Governo de Minas lança estratégia de enfrentamento da pobreza no campo. SEE é parceira na iniciativa intersetorial

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou 30 micro-ônibus para o transporte escolar de estudantes da zona rural como parte das ações da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo intitulada “Novos Encontros – Cidadania para Todos”, lançada nesta quarta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. No dia 14 de junho já foram entregues 203 veículos e nesta quinta (30/06), haverá entrega de mais 166 micro-ônibus. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, compareceu à solenidade, ao lado de secretários de outras pastas.

A estratégia intersetorial do governo, além de combater a pobreza no campo, vai promover a inclusão socioprodutiva da produção rural, sobretudo àqueles grupos populacionais com maior dificuldade de acesso às políticas públicas básicas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Governador Fernando Pimentel disse que o reconhecimento da pobreza como um fenômeno multidimensional exige uma atuação integrada e coordenada do governo estadual. Foto: Manoel Marques/ Imprensa MG

Para acompanhar, monitorar e coordenar as ações, durante a solenidade foi assinado decreto pelo governador, para constituir um grupo coordenador, com representantes dos diversos órgãos governamentais, que vai trabalhar na elaboração de uma proposta do Plano Estadual de Enfrentamento à Pobreza.

Prioridade

“Novos Encontros” reúne programas, projetos e ações do Estado, em parceria com secretarias, órgãos estaduais, municípios e entidades da sociedade civil, e prevê a atuação em três eixos: assegurar o acesso aos serviços públicos, benefícios e transferência de renda; promover a inclusão produtiva, com iniciativas ligadas à assistência técnica rural com o suporte à qualificação das atividades socioprodutivas da agricultura familiar; e investimentos em infraestrutura, focados na melhoria das condições de vida e de produção das famílias do campo.

A prioridade é o enfrentamento da pobreza no campo em cinco Territórios de Desenvolvimento com os piores indicadores sociais e econômicos: Alto Jequitinhonha, Baixo e Médio Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce. Nestes territórios se localizam 27 das 30 cidades com maior vulnerabilidade social da Região Sudeste (IPEA/2015) e se encontram mais de 40% das famílias classificadas como extremamente pobres no CadÚnico em Minas Gerais.

Evento reuniu prefeitos, secretários de estado, deputados, representantes de movimentos sociais e órgãos do estado envolvidos na execução das ações

Ações da SEE

A SEE participa da iniciativa intersetorial com ações já em curso, que serão ampliadas. Está prevista a ampliação da oferta de educação integral e integrada no campo, aumentando o quantitativo de estudantes atendidos. Alunos do campo terão apoio para participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas universidades.

A SEE vai investir também na qualificação dos professores na perspectiva da educação do campo, além de implementar políticas de educação sustentável e colaborativa (projeto de hortas comunitárias).

Ainda está prevista a reforma e ampliação de unidades escolares do campo, por meio da melhoria, manutenção e conservação de sua infraestrutura física, operacional, de bem estar social e acessibilidade.

Outro tópico incluído na estratégia de enfrentamento da pobreza no campo na área educacional é a promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação nas escolas da rede estadual de ensino, a partir da estruturação de ambientes tecnológicos equipados com recursos digitais adequados ao desenvolvimento de práticas educativas.

A Secretaria de Educação possui 334 escolas que atendem estudantes da zona rural, sendo 26 remanescentes de quilombos, 17 indígenas e 07 em áreas de assentamento.

Leia Mais: 

- Fernando Pimentel lança Plano de Enfrentamento da Pobreza no Campo

Enviar para impressão