Evento reuniu, em Ipatinga, profissionais da Educação Integral da regional entre os dias 22 e 24 de junho
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano realizou, entre os dias 22 e 24 de junho, o seminário intitulado “Educação Integral e Integrada: Uma Transformação Necessária”, objetivando instrumentalizar os educadores das escolas da regional, tendo em vista a implementação de práticas pedagógicas diferenciadas, em consonância com a proposta da Educação Integral.
Também foram discutidos, com base nos documentos orientadores e na Resolução SEE nº 2749/2015, as possibilidades de organização da Educação Integral, além de oportunizar a socialização de experiências entre os educadores. Os profissionais da Educação da circunscrição aprofundaram ainda a discussão sobre a Educação Integral na perspectiva do direito e suas implicações. O evento aconteceu em Ipatinga, Território Vale do Aço.

Representando a Secretaria de Estado de Educação (SEE), estiveram presentes no encontro a coordenadora geral da Educação Integral, Rogéria Figueiredo, e a analista educacional Leonora Campos, que apresentaram as concepções de Educação Integral propostas pela SEE e ainda acompanharam de perto sua implementação nas escolas da regional.
Durante sua palestra, Rogéria Figueiredo fez uma reflexão sobre a atual proposta da Educação Integral discutida em Minas Gerais e as concepções defendidas por essa gestão. Para a educadora, a visita às cidades do Território Vale do Aço teve como objetivo a articulação de políticas territoriais de Educação Integral, juntamente com as secretarias municipais de Educação. “É preciso dizer que o momento é propício para a criação de um fórum de debates, pois aqui encontrei profissionais engajados e com muito desejo de transformar a nossa educação, compreendendo que o nosso movimento da Educação Integral em Minas Gerais tem que acontecer por território”, destacou Rogéria.

Em seguida, a analista educacional Leonora Campos proferiu uma palestra intitulada “A Cidade Educadora”, na qual apresentou as possibilidades de realização de um trabalho educativo “para além dos muros das escolas, buscando, assim, a apropriação dos territórios como espaços educativos”.
O encontro foi também enriquecido com relatos de experiências da Secretaria Municipal de Educação de Coronel Fabriciano e da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, de Timóteo.
Direito à educação
A diretora da SRE, Maria da Penha Marques, refletiu com os educadores sobre “a necessidade de cada um se reconhecer como agentes viabilizadores da garantia do direito à educação, e, assim, pautados nas orientações da SEE, considerar todas as dimensões formativas dos sujeitos e compartilhar a tarefa de educar”.
Por sua vez, a equipe de coordenação da Educação Integral na SRE, as analistas educacionais Edvania Andrade e Maria Vanete Sperber, consideraram o momento muito rico, pois “possibilitou a interação e a troca de experiências entre os educadores, bem como a aproximação entre a SEE, SRE, SME e escolas”.
A equipe da Secretaria Municipal de Coronel Fabriciano ressaltou a iniciativa da SRE de promover o seminário, bem como a intenção da SEE de construir uma política de afirmação de direitos, proposta pela Educação Integral e que exige o esforço coordenado do poder público nas três esferas: federal, estadual e municipal.
O evento contou com a participação de aproximadamente 150 educadores das escolas estaduais dos 11 municípios que compõem a regional, representantes de secretarias municipais de Educação, analistas educacionais das equipes pedagógicas e inspeção escolar.
Na abertura dos trabalhos, aconteceram apresentações artístico-culturais, tendo como protagonistas os alunos das escolas estaduais Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha e Professora Elza de Oliveira Lage, de Ipatinga. O público foi acolhido calorosamente pelos alunos da Escola Estadual Intendente Câmara, de Coronel Fabriciano, que presentearam os educadores com cartões confeccionados nas oficinas de Artes da Educação Integral. O evento foi também abrilhantado com a exposição de materiais confeccionados pelos alunos nas oficinas dos diversos macrocampos da Educação Integral.
A SRE de Coronel Fabriciano possui 75 escolas na rede estadual, atendendo 48.951 alunos na Educação Básica.
