Depois da implantação do projeto, desempenho dos alunos da Escola Estadual Professor Hilton Rocha obteve melhora significativa

A Escola Estadual Professor Hilton Rocha apresentou na noite desta segunda-feira (20) o espetáculo “Abaporu: (Dez) Concerto Musical”, culminância de um projeto, de mesmo nome, desenvolvido na escola ao longo deste primeiro semestre pelo seu grupo de professores do noturno. O evento aconteceu nas dependências da escola, situada no bairro Primeiro de Maio, em Belo Horizonte. A maioria dos alunos envolvidos nas atividades está matriculada na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Projeto visa proporcionar uma escola prazerosa, democrática e competente. Foto: Divulgação E.E. Professor Hilton Rocha

O professor de geografia, Paulo Carvalho, que esteve à frente da iniciativa, explicou que durante o semestre foram articuladas ações que almejavam, entre outros objetivos, levar ao aluno o aprendizado de diversas disciplinas através da música. “Utilizamos a música em suas inúmeras linguagens e estilos, nos processos educativos vivenciados na escola, de maneira interdisciplinar, ou seja, abordando elementos das disciplinas presentes na grade curricular”, afirmou.

Paulo frisou a importância da escolha da música como mote para o projeto, na medida em que ela atinge amplamente os estudantes adolescentes, jovens e adultos com os quais a escola trabalha.

Já o professor de História Arlem Costa destacou que foi muito significativo na consolidação do projeto o aproveitamento da disciplina DIM (Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho). “Embora o projeto não tenha sido desenvolvido exclusivamente no âmbito da DIM, esta disciplina foi uma aliada fundamental para o êxito dos trabalhos, tanto no que concerne à utilização do tempo para aprofundamento das questões trabalhadas, quanto pela possibilidade que suas orientações nos dão para modificar os tempos e espaços da escola, visando processos educativos mais próximos da realidade de nossos alunos”, argumentou.

Alunos participaram com entusiasmo das atividades articuladas pelo projeto. Foto: Divulgação E.E. Professor Hilton Rocha

Arlem informou que cada turma da escola preparou ao longo do segundo bimestre uma apresentação musical, na qual os alunos tocavam instrumentos, cantavam, dançavam, além de escrever, produzir cenários, figurinos e encenações teatrais. Ontem, o projeto foi, finalmente, apresentado à comunidade escolar e de seu entorno, no bairro Primeiro de Maio. “Conseguimos atingir nossos objetivos que são os de proporcionar entusiasmo e engajamento aos estudantes, a fim de que possam vivenciar um ensino médio de qualidade, pois, como afirmou o educador Paulo Freire, ‘não há aprendizado fora da alegria e da esperança’”, ressaltou.

Por sua vez, a diretora da escola, Alessandra Umbelino, comentou que os resultados positivos alcançados pelo projeto podem ser percebidos no dia a dia da rotina escolar. “Depois da implantação do projeto, o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente. Alunos faltosos voltaram a frequentar a escola e até episódios ocasionais de violência foram minimizados. Temos notado também que o projeto vem contribuindo para a promoção da convivência solidária e democrática dentro da escola”, enfatizou.

Projeto contribuiu para a promoção da convivência solidária. Foto: Divulgação E.E. Professor Hilton Rocha

A diretora acredita que as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professor Hilton Rocha possam servir de modelo para outras instituições. “É um projeto simples, mas que consegue fazer toda a diferença no aprendizado dos alunos, servindo ainda de estímulo para os professores”, avaliou.

Alessandra disse ainda que o grande desafio e compromisso pedagógico são de tornar realidade para os educandos “uma escola prazerosa, democrática e competente, buscando integrar as múltiplas linguagens, aumentando, assim, a comunicação e o processo de construção do conhecimento”.

Enviar para impressão