Encontro aconteceu nesta quarta-feira (15) em Juiz de Fora. Iniciativa é resultado de parceria entre secretarias de Educação e Defesa Social
As Rodas de Conversa sobre a educação no sistema socioeducativo continuam acontecendo nas unidades do Estado. Desta vez, o evento ocorreu nesta quarta-feira (15), em Juiz de Fora, Território Zona da Mata. O objetivo dos encontros é promover um intercâmbio de ações e iniciativas que garantam a melhoria no atendimento aos adolescentes infratores, possibilitando, assim, o seu desenvolvimento pessoal e social a partir da valorização de suas potencialidades e habilidades. A Roda de Conversa busca ainda articular metodologias que possam ajudar o adolescente na reconstrução de vínculos com sua família e a sociedade.
Participaram do evento representantes das Superintendências Regionais de Ensino de Juiz de Fora e Muriaé, diretores, vice-diretores, especialistas em Educação Básica, professores das escolas que atendem os adolescentes em cumprimento de medida de internação e de semiliberdade, além de diretores e pedagogos das unidades socioeducativas.
A iniciativa é resultado de parceria firmada entre as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Defesa Social (SEDS) e conduzida pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SEE e a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE)/Diretoria de Formação Educacional e Profissional.

Segundo a Coordenadora das Ações da Política Educacional do Socioeducativo, Poliana de Souza Vieira Leal, a Roda de Conversa serviu como fonte de produção de dados, troca de experiências e informações que favoreçam a articulação de ações para a garantia de direitos dos adolescentes. “O nosso propósito foi qualificar a política educacional do socioeducativo. As medidas socioeducativas devem constituir-se em ações de exercício de cidadania”, afirmou.
Poliana Leal destacou ainda que os profissionais envolvidos no sistema socioeducativo têm muito a contribuir na orientação de ações que serão construídas em conjunto com o setor administrativo das secretarias de Educação e Defesa Social.
A professora do centro socioeducativo Escola Estadual Clorindo Burnier, de Juiz de Fora, Bianca Gonçalves Souza, comentou que o evento foi “produtivo e serviu para contribuir para o crescimento profissional de todos os educadores que atuam com os adolescentes”. “A Roda de Conversa abordou assuntos de grande relevância, como currículo base, direitos humanos dos alunos, construção de valores, arte e cultura, esportes e aspectos da formação docente, além de relatos de experiências. Ressalto o interesse e a participação efetiva de todos os professores”, avaliou.
Esta foi a quarta Roda de Conversa. A primeira aconteceu no dia 29/02, em Belo Horizonte, e a segunda e terceira, no dia 31/03, em Divinópolis e Sete Lagoas, respectivamente.