Escola estadual em Caratinga desenvolve ações para preservação do ambiente escolar

Observando os espaços da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, os educadores perceberam a necessidade de refletir com os alunos a importância de preservar o ambiente escolar. A destinação do lixo produzido durante a merenda e o recreio, como merendar sem desperdiçar, usar o bebedouro e a pia do banheiro de forma econômica, manter luzes e ventiladores desligados quando não estiverem usando a sala foram alguns dos aspectos observados e que demandavam uma nova postura por parte dos estudantes e servidores.

Estudantes plantaram uma  árvore

 Visando a mudança, a escola passou a desenvolver diversas atividades, como conta a vice-diretora, Maria Laurieves Miranda. “Durante o recreio, através de um rodízio entre as turmas, envolvemos os alunos como agentes responsáveis, dando-lhes a função de ‘Vigilantes Mirins’, com o objetivo de orientar e relembrar aos colegas as atitudes de conservação e preservação do espaço escolar”.

Uma horta vertical foi montada no muro da escola. Foto: Arquivo da Escola

Em um espaço de área verde dentro da escola, os alunos plantaram uma árvore "Pau-brasil" e uma horta vertical no muro. A ação foi feita em parceria com um engenheiro agrônomo. “Os alunos também desenvolveram várias atividades de pesquisas e estudos com relação ao desperdício de alimentos e tornaram-se conscientes de que as cascas de frutas possuem vitaminas e podem ser reaproveitadas com deliciosos pratos”, destaca a vice-diretora.

A "Feira do Saber", que é um projeto institucional já consolidado na Escola, também foi utilizada para conscientizar os estudantes. Os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental fizeram apresentações artísticas com música e trabalhos com pintura e colagens, todos voltados para questões ambientais. Já as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolveram trabalhos sobre a temática “Tudo que vive no planeta terra existe por causa do meio ambiente. Assim, respeitar o ambiente natural é respeitar a si mesmo”.

Estudantes utulizaram a Feira do Saber para conscientizar a comunidade. Foto: Arquivo da Escola

As consequências do uso consciente dos recursos naturais foram trabalhadas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental mostraram que o respeito ao meio ambiente é fundamental.

A Feira, que tem por objetivo incentivar a pesquisa e a construção coletiva de conhecimento, é realizada há vinte e sete anos na escola.

Enviar para impressão