Foram escolhidos os cinco melhores textos criados por estudantes

A União Brasileira de Trovadores divulgou o resultado do seu Concurso de Trovas. Entre as trovas dos estudantes participantes foram escolhidas as cinco melhores. Ao todo, 153 estudantes participaram do concurso.

Para participar da iniciativa, o interessado teve que escrever uma trova como tema o sol. A análise dos textos foi feita por trovadores devidamente credenciados, membros da União Brasileira de Trovadores. Os autores das melhores trovas receberão troféu e diploma que serão entregues em cerimônia a ser informada aos vencedores na data devida.

De acordo com a União Brasileira de Trovadores, a trova é uma composição poética de quatro versos (sete silabas cada), com rima e sentido completo. Rima o primeiro verso, com o terceiro e o segundo com o quarto. Além disso, a trova pode ser lírica, filosófica ou humorística.

Confira abaixo os textos vencedores:

1º Lugar: Sabrina Soares Barcelos – 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisca Ferreira de Avelar, em Sete Lagoas.

“Senhora de mil caminhos
e das saudades secretas,
a lua é sol dos sozinhos,
dos amantes, dos poetas.”

2º Lugar: Sabrina Amorim Miranda - 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira, em Argirita.

“Quis cantar em sol maior
e o violão afinei
mas com a vida em dó menor
o sol, não cantei.”

3º Lugar: Vinicius de Souza Borges -3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Patrocínio.

“Sol é uma estrela central
fonte de luz e calor,
é simplesmente vital
sol, fonte de vida e amor”

4º Lugar: Gabriel Ferreira Rodrigues - 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Custódio Junqueira, em Argirita.

“O sol é incandescente.
Sempre nos iluminando
Com seu calor envolvente
Nossa vida vai guiando.”

5º Lugar: Argemira Fernandes Marcondes, de Taubaté, em São Paulo

“De manhã, mesmo com frio,
eu saio de vara e anzol
e lá na beira do rio
assisto o nascer do sol.”

Enviar para impressão