Quik Cia de Dança se apresenta em cinco escolas da região. Programação gratuita inclui também oficinas e exposição fotográfica

Escolas estaduais dos municípios de Araçuaí, Itinga, Almenara, Salinas e Chapada do Norte recebem em junho a renomada Quik Cia de Dança, de Nova Lima (MG), que já iniciou a turnê pela região do Vale do Jequitinhonha. Na programação constam apresentação de espetáculo de dança, realização de oficinas nas escolas e uma exposição fotográfica. O principal objetivo da turnê pelo Vale é difundir entre os estudantes a dança contemporânea e as artes cênicas, explorando a riqueza da cultura popular local. A ação é uma parceria entre a Quik e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Coordenação de Ações da Educação Integral.

As escolas estaduais Arthur Berganholi, de Araçuaí; Comendador Murta, de Itinga; e Conde Afonso Celso, de Almenara, já foram contempladas com as apresentações da companhia. A próxima parada será em Salinas (11/06), na Escola Estadual Professor José Miranda. Na sequência, a companhia segue para Chapada do Norte (13/06), onde se apresenta na Escola Estadual Monsenhor Mendes.

Escola  de Araçuaí já foi contemplada com as apresentações da companhia. Foto: Facebook Quik Cia de Dança

A dinâmica do evento inicia-se com a oficina “Memórias em Movimento”, que conta um pouco sobre a história das artes cênicas. Num segundo momento, os alunos assistem ao espetáculo de dança “Ressonâncias”, em praça pública. Por fim, é aberta ao público a exposição fotográfica “Outros Olhares”, que faz uma retrospectiva do espetáculo de dança da companhia desde 2010.

Segundo a diretora da Escola Estadual Arthur Berganholi, de Araçuaí, Elisana Rodrigues de Oliveira, o evento teve grande participação da comunidade escolar do município. “Houve uma troca de experiências e uma efetiva interação entre alunos e os membros da companhia. Foi enriquecedor para todos nós. Acreditamos que através do contato com a arte em suas várias formas, os estudantes desenvolvem competências como capacidades artísticas, criatividade, iniciativa, senso crítico, coordenação motora e autoestima, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento integral”, argumentou a educadora.

O aluno da escola Fernando Sá, de 10 anos, do 5º ano do ensino fundamental, destacou as improvisações durante as apresentações da companhia. “Eles são muito criativos e divertidos. A sua presença em nossa comunidade me despertou o interesse pelas artes cênicas. A partir de agora, vou pesquisar mais sobre o assunto. Meus colegas também gostaram. Espero que mais espetáculos deste nível sejam apresentados em nossa escola”, comentou.

Ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Quik Cia de Dança. Foto: Facebook Quik Cia de Dança

Trajetória

A Quik Cia de Dança foi fundada em 2000 pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro, ambos com vasta experiência profissional em dança contemporânea no Brasil e no exterior, como integrantes do Grupo Corpo (1984 a 1996).

Em seus 15 anos de existência, a companhia possui no repertório nove espetáculos. Atua em Nova Lima, por meio de seu projeto sócio-artístico “Quik Cidadania”, com aulas de dança, teatro, música e artes plásticas, para 200 crianças, jovens e adultos. A companhia construiu uma metodologia de criação, na qual valoriza os procedimentos de pesquisa em dança contemporânea e suas interfaces com outras linguagens artísticas.

Enviar para impressão