Escola se mobiliza para criar espaço lúdico onde histórias são contadas por contadores caracterizados de personagens

A comunidade da Escola Estadual Virgília Paschoal, de Pouso Alegre, teve uma ideia interessante para atrair a atenção dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Criaram um espaço lúdico onde história eram contadas, com música ambiente. As mesas e cadeiras foram substituídas por almofadas e tapetes. O espaço foi todo decorado com motivação das histórias e os professores vestiram-se de personagens.

A iniciativa da Supervisora Pedagógica Clicia Maria Beraldo visava tornar a escola atraente num sábado letivo. O resultado foi muito positivo, com a participação em torno de 300 dos 450 alunos que estudam no turno da tarde. A contação de histórias aconteceu durante a eleição do Colegiado Escolar (21/5) e serviu como piloto para um projeto que pretende acontecer pelo menos uma vez por mês em espaços diferenciados da própria escola.

Foto: Arquivo da Escola

Segundo Clicia Beraldo, a sala foi toda decorada, e uma cortina colocada na entrada. “Quando o aluno entrava, era convidado a se deitar ao som de música ambiente e fazer um exercício de relaxamento. Então fechavam os olhos e as histórias começavam a ser contadas, levando-os ao mundo da imaginação.” Os personagens eram representados conforme a faixa etária de cada turma.

Após o exercício, os participantes retornavam às suas salas e as aulas eram retomadas utilizando a experiência na sala do mundo da leitura. Cada turma optou por formas próprias de recontar o que ouviram.

Foto: Arquivo da Escola

Segundo a supervisora pedagógica, o sucesso foi grande e toda a comunidade escolar se envolveu muito, o que contribuiu para que o projeto tivesse continuidade.

Enviar para impressão