Provas são aplicadas nas próprias escolas
Nesta terça-feira (07/06), estudantes de escolas públicas de todo o país participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016) . Eles fazem provas que contam com 20 questões objetivas e são aplicadas na própria escola. A edição deste ano da competição tem a participação de 17.839.424 estudantes na primeira fase. Desse total, 1.910.226 são mineiros e representam 4.583 escolas públicas do Estado.
As provas da 1ª fase têm duração de 2h30min e são aplicadas pelos professores das próprias escolas. A correção dos testes também é feita pelos professores e seguem instruções e os gabaritos elaborados pela Coordenação Geral da Obmep. Cada escola deverá enviar à Coordenação Geral da competição, até o dia 20 de junho, o formulário indicando o número de alunos classificados para a 2ª fase, com seus respectivos cartões-resposta.
Cerca de 5% dos estudantes de cada escola, que obtiverem os melhores resultados, fazem a segunda fase. A divulgação dos classificados para essa fase será no dia 10 de agosto. Nesta etapa, que acontece no dia 10 de setembro, a prova tem seis questões dissertativas, nas quais o estudante precisa expor os cálculos e raciocínios utilizados.
O resultado final da edição deste ano da Obmep deve ser divulgado no dia 30 de novembro, no site da Olimpíada.
A competição
Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país. A competição tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.
A Obmep é realizada em duas fases para os níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio). Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas. Nessa etapa, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A segunda fase será realizada no dia 10 de setembro e o resultado final está previsto para o dia 30 de novembro.
Iniciada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Premiação
A 12ª edição da Obmep premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Minas na Obmep
Em 2015, pela nona vez consecutiva, Minas Gerais foi o estado brasileiro com o maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foram 151 medalhas de ouro, 417 de prata e 1.042 de bronze. Ao todo, o estado conquistou 1.610 medalhas. Os estudantes ainda conquistaram 10.171 menções honrosas.
Em todo o país, foram premiados 48.784 estudantes, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.501 medalhas de bronze, além de 42.283 menções honrosas.