Atividades do projeto ‘Educar com Arte Africana’ foram desenvolvidas ao longo da semana e contaram com a participação de cerca de 250 estudantes

As atividades do projeto ‘Educar com Arte Africana’ foram desenvolvidas ao longo desta semana em cinco escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Pouso Alegre. Cerca de 250, estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas e conhecer um pouco mais da cultura Yorùbá.

O projeto ‘Educar com Arte Africana’ é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá. A iniciativa visa apresentar a cultura africana para os estudantes por meio da arte.

A diretora da SRE Pouso Alegre, Andréa Silva Adão Reis, ressalta a importância da realização do projeto em escolas da regional. “Nossos alunos têm pouca informação sobre outras culturas e nesse trabalho tiveram a oportunidade de fazer muitos questionamentos. Alguns professores acompanharam e foi uma capacitação para eles também”.

 A Cultura Yorùbá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e sociedade brasileira. Foto: Márcia Aparecida Caetano Faffaki. 

Na Escola Estadual Vinícius Meyer, em Pouso Alegre, a atividade contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “A atividade foi encantadora. O artista apresentou a riqueza da cultura dele por meio da sua vivência e trabalhou com os alunos diferentes valores. Todos os estudantes prestaram muita atenção”, conta a supervisora da escola, Márcia Aparecida Caetano Faffaki.

Durante as oficinas, os alunos também participaram de dinâmicas e fizeram pinturas relacionadas ao que aprenderam ao longo do dia. Segundo a supervisora da escola, essas pinturas serão expostas e darão origem a novas iniciativas. “Vamos programar para fazer uma exposição e temos o objetivo de criar um momento para que os alunos sejam os multiplicadores dessa oficina aqui na escola”, conclui Márcia.

Além de alunos da regional Pouso Alegre, o projeto também foi desenvolvidos estudantes de Belo Horizonte e Região Metropolitana e das SREs Araçuaí, Teófilo Otoni e Januária.

Atividades contaram com a participação de alunos de cinco escolas estaduais da SRE Pouso Alegre. Foto: Divulgação SRE Pouso Alegre

Instituto Yorùbá

O Instituto foi criado em 2008 e tem por objetivo divulgar a cultura africana da origem Yorùbá no Brasil. Além das oficinas de artes, são atividades do instituto o ‘Coral Vozes da África’, o Congresso Yorùbá, entre outros.

A Cultura Yorùbá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e sociedade brasileira. Ela tem sua origem na Nigéria, país da África Ocidental. Historicamente a ligação do Brasil com esta cultura dá-se com a entrada no país dos africanos escravizados oriundos da Nigéria. Dentre as diversas manifestações de origem africana existentes no Brasil, a cultura Yorùbá é a de maior influência.

Enviar para impressão