Mostra “Territórios de Direitos” pode ser visitada até o dia 12 de junho, no Memorial Minas Gerais Vale

O 18 de maio marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e para fomentar a discussão do tema foi realizada ontem (17/05) a abertura da Exposição “Territórios de Direitos”. O evento contou com a participação da secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.

A Exposição é realizada pela Fundação Vale, em parceria com a Oficina de Imagens e o Memorial Minas Gerais Vale. Ela é resultado das oficinas de Fotografia e Direitos Humanos do projeto Proteger é Preciso, realizadas em diversos municípios mineiros. A intenção é mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Exposição pode ser visitada até o dia 12 de junho, no Memorial Minas Gerais Vale. Foto: Walmir Monteiro

A secretária Macaé Evaristo destacou durante a abertura a importância do projeto. “Só a vivência da experiência artística e o reconhecimento deste trabalho já é educador. O trabalho é bastante forte, porque, ao pensar e fazer arte, esses adolescentes também estavam refletindo sobre os seus problemas cotidianos e os desafios de ser adolescente. Essa é uma arte engajada e ao mesmo tempo em que luta por direitos, ela também denuncia algumas situações de exploração contra crianças e adolescentes”, conta.

Já o diretor de Ferrosos Sudeste da Vale, Antônio Padovesi, ressaltou que os jovens que participam do projeto se tornam agentes mobilizadores. “Esse projeto já vem sendo trabalhado há três anos em alguns municípios mineiros e hoje é coroado com uma de suas oficinas. Ele é muito importante, porque traz esse tema tão sério para ser discutido. Além disso, os jovens se sentem valorizados, ouvidos e mais do que isso, informados. Cada um desses jovens é um agente em defesa das crianças e dos adolescentes”.

Victoria Ferra Andrade Kuster é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Intendente Câmara, em Itabirito, e conta que é emocionante ver seu trabalho exposto em um espaço como o Memorial Minas Gerais Vale. “É muito gratificante. É muito legal saber que pessoas vão poder ver o nosso trabalho”, conclui.

A Exposição pode ser visitada até o dia 12 de junho, no Memorial Minas Gerais Vale, que fica na Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, em Belo Horizonte. A visitação é gratuita e pode ser feita terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até as 22h; às quintas: das 10h às 21h30, com permanência até as 22h; e domingos: das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou da abertura da exposição. Foto: Walmir Monteiro

 

Proteger é Preciso

O Proteger é Preciso é um projeto de ações integradas para a prevenção e enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes, desenvolvidas pela Fundação Vale, em parceria com a Oficina de Imagens. No escopo, estão ações educativas para a promoção do protagonismo infanto-juvenil e para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual. As iniciativas incluem ainda suporte às redes de promoção e proteção social, bem como a sensibilização e mobilização da sociedade para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

18 de maio

A data de 18 de maio ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Enviar para impressão