Atividade da Educação Integral teve também caminhada ecológica e práticas de consumo consciente de energia

Na última segunda-feira (09/05), estudantes da Escola Estadual Benjamin Guimarães, no Bairro concórdia, em Belo Horizonte, tiveram uma verdadeira aula de astronomia na Estação Ecológica da UFMG. A atividade de educação integral levou 100 alunos para observarem o trânsito do planeta Mercúrio pelo Sol, fenômeno que aconteceu no final da manhã. Além de observarem os astros por meio de telescópios e lunetas com filtros apropriados, os estudantes tiveram laboratório interativo para compreenderem melhor a órbita dos planetas e fizeram práticas de consumo consciente de energia e uma caminhada ecológica. A atividade foi acompanhada pelo professor de Física e Astrônomo da UFMG, Renato Las Casas, e por monitores.

estação4

Segundo a diretora da escola, Zulmira Cordeiro, a parceria com a Estação Ecológica acontece desde 2010 e proporciona atividades como a visita da equipe do planetário móvel até a escola, para compartilhar conhecimentos de Física, o que é realizado de 6 em 6 meses, e a visita dos estudantes ao Observatório da Serra da Piedade.

A pedagoga Juliana de Assis Moreira, professora da Educação Integral, que acompanhou alguns alunos na parte da manhã, disse que eles ficaram encantados com a visita. “Foi a primeira vez que acompanhei os alunos nesta atividade e achei a visitação muito proveitosa. Eles explicaram sobre os telescópios, mas também falaram de meio-ambiente e consumo consciente de energia”.

O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Artur Bernardo de Assis Oliveira, de 10 anos, adorou a atividade. “Foi muito legal. Eles falaram sobre o ambiente, as árvores, as coisas, o olho, por causa da observação no telescópio. Ficamos sabendo que a cada 100 anos a gente consegue ver 13 vezes o planeta Mercúrio na frente do Sol”.

estação

Mesma satisfação teve a estudante Eduarda Dias Gonçalves, também do 5º ano do Ensino Fundamental. “Aprendi muitas coisas. Fizemos uma caminhada e fiquei sabendo muitas curiosidades sobre o lobo guará e a sua alimentação. Na hora de observar o céu, foi colocada uma caixa na lente do telescópio pra gente observar a transição de Mercúrio com o sol, pois se olhasse diretamente podia prejudicar a visão”, conta ela.

Estação Ecológica

A Estação Ecológica UFMG é uma unidade de conservação, pesquisa e educação ambiental dentro do campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela atua como parque e escola, oferecendo aos seus visitantes atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser uma opção saudável para a realização de caminhadas e de lazer contemplativo. Conheça AQUI.

Fotos: Arquivo da Escola Estadual Benjamin Guimarães

Enviar para impressão