Projeto prevê implantação de 12 salas em escolas da SRE Leopoldina

Conhecido polo de produção audiovisual de Minas Gerais, berço do cineasta Humberto Mauro, a cidade de Cataguases terá mais um espaço de fruição de obras audiovisuais, desta vez em uma escola estadual. A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira inaugurou no último dia 30 de abril uma sala de cineclube, a primeira de 12 que serão implantadas na região da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. Com a presença da secretária de Educação Macaé Evaristo e do diretor da SRE Leopoldina, Sidilúcio Senra, a inauguração contou com exibição dos curtas “A velha a fiar” de Humberto Mauro e “O Plano de Peçanha”, do coletivo Fábrica Animada, da cidade de Cataguases para pais, estudantes e professores. Posteriormente acompanhada do Secretário de Cultura, Ângelo Owaldo, a secretária Macaé Evaristo participou da inauguração da sala de cineclube Stella Perez Botelho, no Centro Cultural da Energisa, de Cataguases.

A secretária, o diretor da SRE/Leopoldina, a diretora da escola e uma representante dos alunos descerraram a placa inaugural. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

A inauguração foi resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o projeto “Escola Animada”, uma ação de cultura e educação a partir da aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino.

O “Escola Animada” é uma realização dos institutos Fábrica do Futuro e Votorantim, que atua junto a gestores, professores e alunos de escolas públicas de diversas cidades que integram o Polo Audiovisual da Zona da Mata. Sua proposta é apoiar, ampliar e aprofundar as ações inovadoras que já acontecem no dia a dia escolar, formando uma rede de colaboração e intercâmbio de experiências que caminhe rumo a uma escola mais criativa e conectada ao mundo contemporâneo, formulando e executando percursos de formação, por meio de laboratórios, cursos, oficinas, workshops, arenas de debate e fóruns, com atividades presenciais e virtuais, planejadas a partir de uma metodologia participativa, apoiada em eixos conceituais.

O cineclube da Escola Marieta Teixeira Soares foi o primeiro de 12 a serem inaugurados nas escolas da SRE/Leopoldina. FOto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Todas as atividades contam com o acompanhamento de uma equipe de tutores e de profissionais de diversas áreas: pedagogia, audiovisual, animação, design, comunicação, arquitetura e urbanismo, memória e patrimônio histórico, gestão cultural e educacional.

Para a secretária de Educação do Estado, Macaé Evaristo, a produção audiovisual é ligada à história de Cataguases. “É uma linguagem que atrai muito os estudantes. O cinema é uma forma de aprender a elaborar a história, a memória do lugar e do novo e uma possibilidade de articular numa agenda de Educação Integral”, defendeu. “Dentro da nossa matriz da Educação Integral, a questão das tecnologias das mídias está bastante presente. Temos outras experiências como o rádio onde já se produz muito. O audiovisual precisa avançar bastante. Temos um potencial no Estado e temos muito que aprender com a experiência de Cataguases e região e do consórcio dos municípios que trabalham com o projeto Escola Animada".

Acompanhada do secretário Ângelo Oswaldo, Macaé inaugurou o cineclube Stella Perez Botelho em Cataguases. Foto: Elian Oliveira

O vice-diretor da EE Marieta Soares Teixeira, Luiz Leitão, explicou que o projeto Escola Animada foi idealizado há 3 anos e contou com grande adesão das escolas. Até julho deverão estar funcionando um total de 12 salas de cineclubes na região.

Mais informações sobre o Escola Animada, clique http://escolaanimada.org.br/

Enviar para impressão