Estudantes irão para Brasília em novembro dentro do projeto Jovem Senador
Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem participar do 9º Concurso de Redação do Senado, que tem como tema "Esporte: educação e inclusão". Criado em 2011, o Projeto Jovem Senador seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio, um aluno de cada estado e do Distrito Federal que tenha até 19 anos, estudantes de escolas públicas estaduais, para vivenciarem o trabalho dos senadores.
Durante uma semana, no mês de novembro, os estudantes, acompanhados dos professores que orientaram a elaboração da redação, conhecerão o funcionamento da Casa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e sessões no Plenário.
Com a supervisão de consultores legislativos, eles apresentam e debatem projetos que, se aprovados pelo grupo, são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se acolhidos, passam a tramitar como projeto de lei no Senado. Desde 2011, foram apresentadas 39 proposições pelos jovens senadores.
Entre as sugestões transformadas em projetos de lei pelo Senado, estão a que dispõe sobre serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho e a que concede incentivos fiscais, econômicos e creditícios para desenvolvimento de atividades sustentáveis.
O regulamento, a ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2015 e a carta do Presidente do Senado, compõem o kit encaminhado aos estados. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, no endereço: www.senado.gov.br/jovemsenador .