Time da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza conquistou título inédito
O time de futsal feminino campeão no Mundial de Futsal Feminino Escolar desembarcou nesta segunda-feira (11/4) em Belo Horizonte. As representantes do Brasil conquistaram título inédito no sábado (9/4) ao vencer a equipe da França por 6 a 2, no jogo final do campeonato acontecido na Croácia.

Foi em clima de muita festa e comemoração que as meninas do futsal da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, foram recebidas no início da tarde no Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Pais e amigos aplaudiram muito e foram respondidos com os gritos de “é campeão”.

As atletas exibiam orgulhosas a taça de campeãs do mundo e as medalhas de ouro individuais. Representando a secretária Macaé Evaristo, o diretor da Superintendência Regional de Ensino (SER) de Passos, Ricardo Medeiros, acompanhou o desembarque e ressaltou o impacto que esse resultado pode representar nos demais estudantes que se dedicam ao esporte. “A equipe foi campeã mineira e agora conquista o título mundial, o que nos enche de orgulho, mas também demonstra os esforços conjuntos delas, do treinador, o incentivo dos pais e, principalmente, o apoio da diretoria da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza.”
Para Ricardo Medeiro, resultados como esses têm o poder de despertar o desejo de outros alunos em conquistas na prática do esporte. Exibindo orgulhosa sua medalha, a capitã do time Gabriela Santos destacou o empenho e a dureza dos treinamentos promovidos pelo professor de educação física e técnico do time Victor Campeiz.Victor elogiou a atuação e a disciplina no time e lembrou que esse resultado veio coroar outras tantas conquistas nesses seis anos de treinamentos.

A equipe marcou 27 gols e venceu as seis partidas que disputou. A artilheira, com oito gols, foi Carolina Martins, que cursa o 2º ano do Ensino Médio. “Tivemos uma recepção muito simpática e na final a torcida croata esteve toda ao nosso lado.”
O campeonato internacional reuniu alunos-atletas de 22 diferentes nações, de 16 a 18 anos. A competição contou com equipes masculinas e femininas. Na chave da equipe brasileira estava França, Itália, Kossovo e Israel. A competição é realizada pela International School Sport Federation (ISF). As estudantes mineiras tornaram-se representantes do Brasil após vencerem o IV Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, realizado em outubro de 2015, em Guarapari (ES).
Vale lembrar que a equipe já disputou os Jogos Escolares de Minas Gerais, competição que começa neste dia 11 de abril em todo o Estado, e que reúne mais de 160 mil estudantes de escolas privadas e públicas de Minas Gerais, em mais de 30 modalidades esportivas.