População local participou ativamente nos grupos de discussão temática sobre o PEE

“A população e os educadores de Paracatu vivem oportunidade única de oferecer subsídios para o futuro da educação em nosso estado”. Com essas palavras, a diretora da Superintendência Regional de Paracatu (SRE), Viviane Andrade Porto Campos, resumiu seu entusiasmo em receber o Fórum de Debates sobre o Plano Estadual de Educação (PEE) organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A 7ª reunião do Fórum aconteceu no último dia 08/04 na Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, em Paracatu.

paracatu

Viviane Andrade apresentou uma mensagem da secretária de Educação, Macaé Evaristo, onde ela reforça as diretrizes estabelecidas na elaboração do PEE, entre elas a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e a superação das desigualdades educacionais com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. O Plano é composto por 20 metas que norteiam estratégias para alcançar os resultados pretendidos.

Chamou especial atenção a diversidade de setores que apresentaram suas contribuições para o Plano que indicará as diretrizes da educação em Minas Gerais para os próximos dez anos. Durante a abertura, o deputado Professor Nivaldo, membro efetivo da Comissão de Educação da ALMG, ressaltou a disposição do governador Fernando Pimentel em estar em constante diálogo com os educadores do estado.

Educador do campo, Damiron Rodrigues da Silveira, recém-formado no curso de preparação de professores do campo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-professor da Escola Família Agrícola de Natalândia, acompanhou um grupo de alunos daquela escola. “O Noroeste de Minas é a região com o maior número de assentamentos de todo o Estado, reunindo mais de 800 famílias. Onze destes assentamentos estão em Paracatu, e não poderíamos faltar nesse momento histórico quando todos temos foz para sugerir e propor os destinos da educação.”

Damiron classificou o encontro como de fundamental importância num momento em que o governo realiza “uma reviravolta no ensino do campo e precisamos estar presente porque vamos construir um Plano a partir de nossas experiências do chão da escola”

paracatu2

Ao representar os estudantes da cidade, Thales Caetano, presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, defendeu a livre organização estudantil como forma de “participação efetiva de alunos na formulação dos planos educacionais e de conteúdos”.

Para o fórum em Paracatu, foram convidadas também as SREs de Patos de Minas e Unaí. Elizabeth Maria Nascimento e Silva, diretora da SRE/Patos de Minas, considera que “a educação está no caminho certo e precisamos aproveitar essa oportunidade para uma atenção especial com os alunos do Ensino Médio. Precisamos de meios para continuarmos avançando em conteúdos que associem à realidade e às práticas do dia a dia desses adolescentes”.

A ideia é compartilhada pelo diretor da SRE/Unaí, Zeuman de Oliveira e Silva, para quem a formação continuada dos professores é de fundamental importância no momento em que “estamos recebendo de forma cada vez mais aceleradas, demandas do jovem trabalhador, empreendedor. Precisamos acompanhar os avanços das novas gerações”.

O Fórum de Debates dedicou momento especial para homenagear o estudante de Paracatu, Arthur de Oliveira Abrantes, que aos 18 anos foi aprovado em sete processos seletivos de universidades americanas. Ele escolheu Harvard, onde ingressa em agosto.

Arthur aprendeu inglês sozinho e teve todo seu histórico escolar traçado em escolas públicas. Do pré ao quinto ano estudou na Escola Municipal Leonor Ulhoa Victor Rodrigues. Do 6º ao 9º ano estudou na Escola Estadual Altina de Paula Victor Rodrigues e fez curso técnico em eletrônica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Patrocínio.

Os fóruns de debate acontecem em 12 regiões do estado. Os próximos serão em Ubá (14/04), Divinópolis (28/04), Uberlândia (06/05), Diamantina (03/05), Metropolitana (16/05) e Teófilo Otoni (20/05).

Enviar para impressão