Parceria entre as secretarias de estado de Educação e Defesa Social promove intercâmbio de iniciativas

Diretores, vice-diretores, especialistas em Educação Básica e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação (SEE) participaram nesta quarta-feira (06/04) de roda de conversa sobre o sistema socioeducativo em Minas Gerais, ocorrida em Governador Valadares. A iniciativa reuniu representantes das SREs de Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni.

As rodas de conversa sobre a educação no sistema socioeducativo buscam promover o intercâmbio de ações e iniciativas inovadoras e levantar propostas para melhoria no sistema e no atendimento aos assistidos. Elas acontecerão nas unidades de todo o estado. Trata-se da terceira roda de conversa realizada sobre este tema. A primeira aconteceu no dia 29/02, com o público de Belo Horizonte, e a segunda, no dia 31/03, com Divinópolis e Sete Lagoas.

A iniciativa é resultado de parceria firmada entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Defesa Social (SEDS) e conduzida pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SEE e Gerência de Formação da SEDS, e tem reunido, também, diretores e pedagogos que atendem as unidades do estado.

Trata-se de uma ação de formação continuada, explica a coordenadora das ações da SEE, Poliana de Souza Vieira Leal. “É uma roda de conversas onde todos podem opinar e oferecer sugestões. Essas pessoas que trabalham na ponta desse sistema têm muito a contribuir na orientação de ações que serão construídas em conjunto com o setor administrativo da Educação e da Defesa Social”.

Rosinete Amara de Souza, diretora da Escola Estadual Laura Xavier Santos, de Ipatinga, considerou o encontro uma excelente oportunidade de troca de experiências. “É quando podemos discutir e opinar sobre propostas pedagógicas em comum, currículos diferenciados e a flexibilidade que atenda as diferenças de cada unidade”.

A diretora do Centro Socioeducativo São Cosme, de Teófilo Otoni, Maira Costa Ottoni de Melo Silva, considerou o encontro “muito produtivo e é uma atenção especial às pessoas que trabalham na educação voltada para o sistema socioeducativo.” Ela destacou a importância de as rodas de conversa acontecerem com maior frequência e apontou como um dos destaques a proposta que nos próximos encontros os professores sejam incluídos. “Acho que eles, que estão nas salas de aula, têm muito a contribuir”.

Enviar para impressão