Essa é a segunda roda de conversa sobre o tema realizada pela Secretaria
A educação das unidades socioeducativas dos municípios de Sete Lagoas e Divinópolis esteve em pauta nesta quinta-feira (31/03), na Cidade Administrativa. A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta tarde, uma roda de conversa com representantes das Superintendências Regionais de Ensino, diretores, vice-diretores e especialistas das escolas que atendem as unidades socioeducativas, além de diretores e pedagogos que estão nestas unidades.
Essa é a segunda roda com esse tema. Em fevereiro, foi realizada outra, também na Cidade Administrativa, com educadores das unidades socioeducativas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Outras três já estão programadas e acontecerão nos polos regionais: Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora. A agenda termina no dia 1º de junho.

Este é um momento para que os técnicos que atuam no órgão central tenham contato com os profissionais que estão na ponta, atendendo aos alunos. “A intenção é unir pessoas de diferentes escolas que atendem as unidades socioeducativas para que haja integração entre eles, troca de experiências. Será também uma escuta nossa, para que possamos nos inteirar mais da realidade dessas escolas e desses profissionais para que possamos pensar em futuras capacitações e intervenções”, explica a coordenadora das Ações da Política Educacional do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado de Educação, Poliana de Souza Vieira Leal. O trabalho é realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).
Hoje, reuniram-se educadores das escolas estaduais Vida Nova, que funciona no centro socioeducativo de Divinópolis, e Venceslau Brás, que está no centro socioeducativo de Sete Lagoas. A próxima roda, agendada para o dia 6 de abril, será em Governador Valadares.
Centros Socioeducativos
Minas Gerais conta com 23 centros socioeducativos que atendem a cerca de 1.900 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Todos esses jovens são atendidos por escolas estaduais que funcionam nesses espaços. O atendimento educacional nas unidades socioeducativas se dá através de convênio entre SEE e a SEDS.