Entre atividades pedagógicas e extraclasses, as comunidades escolares avançam na prevenção e combate ao mosquito
Atendendo ao chamado do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), as comunidades escolares das escolas estaduais de Minas Gerais promovem ações pedagógicas contínuas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti. Aulas, exercícios e trabalhos interdisciplinares e mobilizações em suas comunidades fazem parte da guerra ao mosquito. A direção e equipe pedagógica da Escola Estadual Dona Eleonora Pierucetti, em Araguari, desde os primeiros dias do ano letivo vem mobilizando corpo docente, funcionários, pais e estudantes no sentido de tornar a escola um centro de prevenção e combate às doenças transmitidas pelo mosquito.
A orientação dada aos professores é que dediquem 10 minutos diários, em sala de aula, para falar sobre o combate ao mosquito. Paralelamente, a comunidade escolar vem produzindo cartazes, textos, desenhos, encenações, filmes, vídeos, peças teatrais, levantamento de dados e de casos da doença no bairro.
Cerca de 670 alunos do Ensino Fundamental e Médio assistiram a palestras informativas e apresentação da peça teatral “Forró da Dengue”. Foram formados Comitês Ambientais com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar para limpeza e fiscalização do ambiente, observando possíveis locais de acúmulo de água (tampinhas, sacolinhas, produtos descartáveis, ralos). Os alunos do turno vespertino se vestem com avental verde e, durante o recreio, monitoram o lixo. Uma muda da planta crotalária, que atrai libélulas (predadores da larva do Aedes Aegypti), foi plantada no jardim da escola.
Também foram reproduzidas cartas dos ministérios da Saúde e Educação e encaminhadas aos alunos, professores, pais de alunos e comunidade em geral. Durante as datas alusivas ao meio ambiente, serão promovidas ações educativas e pedagógicas em parceria com a Prefeitura de Araguari e o 11º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.
De acordo com a diretora da escola, Leide Helena Rios, essas medidas urgentes foram alternativas importantes no entendimento de que é muito sério se proteger e proteger o outro. “Somente com a união de todos vamos conseguir vencer esse desafio!”