Atividades marcaram as comemorações do Dia Internacional da Mulher

As escolas estaduais mineiras aproveitaram o mês em que é celebrado o “Dia Internacional da Mulher”, comemorado no dia 08 de março, para discutir as conquistas das mulheres ao longo dos anos e seu papel na sociedade. As atividades foram realizadas por meio de palestras e debates, apresentações culturais e de muita pesquisa.

Na Escola Estadual Madre Santa Face, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, o projeto incentivou os estudantes a pesquisarem autoras da literatura brasileira, a conhecerem suas obras e suas biografias. “Escolhemos as autoras Ana Maria Machado, Lígia Bojunga, Cecília Meireles, Roseana Murray e Ruth Rocha. Muitos alunos conheciam as obras, mas não sabiam que elas eram brasileiras. Projetos como esse fortalecem também a cultura dos estudantes”, destaca a diretora da escola, Leila da Conceição Ladeira Coura. Os alunos também produziram cartazes e realizaram apresentações sobre as obras lidas.

Na Escola Estadual Madre Santa Face estudantes produziram diferentes cartazes sobre o tema. Foto: Arquivo da Escola

Já na Escola Estadual Doutor José Otávio Couto Mota, no município de Alto do Rio Doce, também na Zona da Mata, as aulas de Arte foram usadas para trabalhar o tema por meio de textos e desenhos. Nas aulas de História, os alunos fizeram interpretação de uma música e em Biologia, os alunos estudantes produziram origamis.

Ações de comemoração do Dia Internacional da Mulher foram realizadas por várias escolas da rede estadual de ensino. Foto: Arquivo da Escola Estadual Doutor José Otávio Couto Mota

A Lei Maria da Penha e as mulheres que se destacaram nas artes e na política foram temas que fomentaram as discussões e pesquisas na Escola Estadual Deputado Edson Resende, em Astolfo Dutra, na Zona da Mata. Os alunos participaram de saraus de poesias e produziram acrósticos e cartazes. Para a supervisora da escola, Graziela Cazetta Silva, “o objetivo as informações debatidas sejam praticadas no dia a dia dos estudantes”, afirmou.

As ações desenvolvidas pelas escolas foram estimuladas pela campanha “Gerais por todas as Minas”, iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) que pretende fomentar as discussões sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher.

Na Escola Estadual Deputado Edson Resende estudantes discutiram, entre outras coisas, a Lei Maria da Penha. Foto: Arquivo da Escola

08 de março

No dia 08 de março é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, mas remete a acontecimentos históricos de décadas antes. Mais do que uma simples dia no calendário, contudo, a data celebra conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Enviar para impressão