Realizada no Expominas, a Feira reuniu manifestações culturais, culinária e exposições de artesanato e produtos dos dois países

Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de Minas Gerais visitaram a 5ª Feira Brasil Japão, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, realizada no Expominas, em Belo Horizonte. Alunos das escolas estaduais Mauricio Murgel e Professor Paulo Diniz passaram a tarde do dia 26 dividindo suas atenções entre estandes de alimentos, artesanatos e games e muitas oficinas.

Cerimônia do Chá representa sintetiza manifestações culturais japonesas. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Ao visitar a feira pela primeira vez, o estudante Ryan Gustavo Alves, 14 anos, que cursa o 8º ano da Escola Estadual Professor Paulo Diniz, disse ter gostado muito da experiência e garantiu a presença dos pais no sábado, dia 27.
Nadege Suete, 17 anos, da Escola Estadual Maurício Murgel, acompanhou as amigas do 2º e 3º anos da Escola. “Gostei muito das danças japonesas e comi uns biscoitinhos deliciosos”.

Aluno da EE Maurício Murgel, Rayan gostou muito da experiência. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Para o vice diretor da EE Maurício Murgel, Cristiano Sousa Rodrigues, as quatro turmas do 2º e 3º anos que estiveram no local tiveram a oportunidade de entrar em contato com outra cultura. “Eventos culturais assim agregam valores ao conhecimento. São atividades extraclasse que podem ter desdobramentos em trabalhos e pesquisas em sala de aula”. Para Cristiano, trata-se também de uma oportunidade de interação de alunos de escolas diversas.

As amigas Giulia Gabrielli Miranda, 13 anos, e Jenifer Heringer Silva, 14, se encantaram com a cerimônia do chá que, segundo os organizadores da feira, é a síntese da cultura do Japão, “um encontro de conceitos contemplativos e meditativos com princípios de vivência humana”.

Alunos e alunas de escolas estaduais se encantaram com aspectos da cultura Japonesa. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

O Festival, que tem como objetivo a propagação da cultura, o intercâmbio social, cultural e econômico entre Minas Gerais e Japão, proporcionou ao público apresentações culturais, oficinas de arte gratuitas, concurso da Miss Nikkei Minas Gerais e de Cosplay, área de estandes institucionais e empresariais, setores de saúde, games e bazares, culinária japonesa e, ainda, a área de Cultura POP, com uma diversificada programação.

A Feira aconteceu paralelamente ao 5º Encontro Internacional Brasil-Japão.

Enviar para impressão