Macaé Evaristo destaca importância do Plano Estadual de Educação durante encontro em Coronel Fabriciano
Na noite da última quinta-feira (25/02), a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, se reuniu com pais e mães de estudantes de escolas estaduais, integrantes dos colegiados escolares, professores e demais profissionais da Educação em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, para discutir a importância das famílias e da comunidade escolar no processo educacional, especialmente no momento do debate do Plano Estadual de Educação (PEE), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Macaé Evaristo ressaltou as 20 metas previstas no PEE, afirmando que elas se configuram em um grande desafio. “O Plano prevê a universalização da Educação Infantil, a ampliação da Educação Integral e profissionalizante, a universalização do ensino médio. São grandes desafios. E não estamos falando de metas que estão longe. Estamos falando de metas que precisamos atingir agora. É a vida real. É a vida e o futuro de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A secretária de Educação lembrou a redução das matrículas no ensino médio, afirmando que é necessário que os jovens tenham acompanhamento dos pais em seus estudos. “Não podemos deixar para lá e pensar que eles já conseguem se virar sozinhos. É neste momento, em que eles estão fazendo suas escolhas, que precisamos estar perto. Precisamos cuidar. Essa é uma tarefa para as famílias e toda comunidade. Estamos falando de nossos filhos, sobrinhos, netos, vizinhos. Estamos falando de nossas crianças. Vamos colar nos nossos adolescentes”, destacou.

Questões como o financiamento da Educação também foram ressaltadas por Macaé Evaristo. Ela lembrou que é importante que toda a comunidade acompanhe os fatos nacionais e, como exemplo, citou o debate no Congresso Nacional sobre a destinação de royalties da exploração do petróleo da camada do pré-sal para a educação. “Todo mundo fala da importância da Educação. Mas neste momento a destinação de recursos da exploração do pré-sal para Educação está ameaçada. Não podemos deixar isto acontecer. Educação de qualidade pressupõe recursos financeiros, financiamento”, destacou. “O Plano Estadual de Educação implica uma luta que é ampla, mas ela tem também uma dimensão que é da rotina do dia a dia, da qual não podemos abrir mão. Eu acredito que é possível fazer escola pública de qualidade se trabalharmos articulados com a participação das famílias e da comunidade”, concluiu.
Após a palestra da secretária, foi aberto o debate e temas como desligamentos dos servidores que foram efetivados pela Lei 100, designações de professores e violência na escola foram debatidos. Estiveram presentes ao encontro a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, secretários de Educação dos municípios do Vale do Aço, superintendentes regionais de ensino da região e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação.